sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SECRETÁRIO-GERAL DA FRETILIN SAÚDA A NOVA RESG DA ONU PARA TIMOR-LESTE

Timor Lorosae Nação http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com

FRETILIN: COMUNICADO DE IMPRENSA

Dili, 7 de Janeiro de 2010

O Secretário-Geral da FRETILIN saúda a nova Representante Especial do Secretário-Geral ( RESG) da ONU para Timor.

Ontem, 6 de Janeiro de 2010, o Secretário Geral da FRETILIN, Dr.Mari Alkatiri, recebeu a nova Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para Timor-Leste, a Sra. Ahmeerah Haq, quando esta prestou uma visita de cortesia na sua residência oficial, no Farol, Díli. Ms. Ahmeera Haq chegou a Timor-Leste no passado dia 5 de Janeiro, e teve a primeira reunião com o Presidente da República, Ramos Horta, ontem, e, imediatamente em seguida, reuniu-se com o Dr. Mari Alkatiri.

Apesar de ter sido uma visita de cortesia, a nova RESG o Dr. Mari Alkatiri discutiram uma série de questões importantes para o povo de Timor Leste."Falamos sobre questões relacionadas com a paz, estabilidade e o desenvolvimento em Timor Leste e como a FRETILIN é um partido histórico e o maior em Timor-Leste, a FRETILIN está sempre pronta a contribuir para a paz, estabilidade e desenvolvimento no nosso país ", disse o Dr. Alkatiri.

Durante a reunião, a Sra. Haq disse ao Dr. Alkatiri que "o povo de Timor Leste tem muita sorte em ter um partido como a FRETILIN como oposição e alguém como você, como líder da oposição, porque você sabe demonstrar como fazer uma oposição pacífica e não usar a violência ", Ao contrário de outros partidos de oposição em outros países que ela tem estado.

Dr. Alkatiri frisou que a FRETILIN tem estado e continua comprometida com o fortalecimento da paz, estabilidade e desenvolvimento em Timor Leste, e que a FRETILIN tem sempre uma mão aberta estendida para aqueles que verdadeiramente estejam empenhados em lutar pela paz, estabilidade e desenvolvimento do povo de Timor Leste.

"Eu reiterei-lhe que a FRETILIN irá fazer todo o possível para fazer da década de 2010-2020, uma década de paz, estabilidade e desenvolvimento para o povo de Timor Leste. Ms. Haq afirmou que uma forte e credível oposição, como a FRETILIN, é e tem sido importante para a construção dos sistemas de governação e instituições que são fortes na qual as pessoas podem ter confiança. Eu, por sua vez, deixei claro que é importante para todos nós fortalecer a justiça, e combater a sensação de impunidade que prevalece no nosso país durante os últimos dois ou mais anos, a fim de alcançar uma paz duradoura, estabilidade e o desenvolvimento para o nosso povo. "

"Eu reforcei que a FRETILIN está preocupada em eliminar a possibilidade de outros grupos políticos que recorrem à manipulação das forças armadas e da polícia nacional para atingir os seus fins políticos. Por esta razão a reforma da segurança e da defesa são uma prioridade para a FRETILIN. Temos de encontrar um consenso nacional para reformar não só os sectores de segurança e defesa, mas também o da justiça e da administração pública, para alcançar uma boa governança no futuro em Timor-Leste".

"No que diz respeito ao papel da UNMIT até 2012, eu disse-lhe que Timor Leste ainda precisa de ajuda da comunidade internacional, mas que nós necessitamos de uma forma de evitar, tornarmo-nos dependentes da assistência internacional.

Ela afirmou que a ONU vai continuar a prestar assistência, principalmente no sector de segurança. A FRETILIN louva isso", afirmou Alkatiri.

O líder da FRETILIN disse que a nova RESG concordou em realizar reuniões regulares semanais com ele, para continuar a promover o diálogo e a consulta entre UNMIT e a FRETILIN. "É importante que o majoritário e de facto partido da oposição tenha um diálogo regular com as Nações Unidas, como eu tinha anteriormente com o Sr. Atul Khare, no seu papel de chefe da missão da ONU, porque é um meio para a FRETILIN continuar a contribuir para a paz, estabilidade e desenvolvimento em Timor Leste e para apoiar a ONU e a comunidade internacional implementarem os seus mandatos em Timor Leste ", finalizou Alkatiri.

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONTACTAR JOSÉ TEIXEIRA +670 728 7080

Tradução de Rosário Pedruco para o TLN

Nenhum comentário: