quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Moçambique expõe potencialidades turísticas nas feiras de turismo de Lisboa e de Madrid

Maputo, Moçambique, 7 janeiro 2009 - Uma delegação de operadores turísticos de Mocambique vai participar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, entre os dias 13 e 17 do corrente mês, soube a macauhub em Maputo de uma fonte do Instituto Nacional do Turismo (Inatur).

Parte da delegação participa posteriormente na Feira de Turismo de Madrid (Fitur), em Espanha, a decorrer entre os dias 20 e 24 de Janeiro.

Entre os integrantes da delegação moçambicana estão representantes do Hotel Polana, do Parque Nacional de Gorongosa, do grupo Rani, da empresa Linhas Aéreas de Mocambique, da Danatur (uma agência de viagens) e do Instituto Nacional do Turismo (Inatur), entre outros.

Tanto nos stands em Liaboa como em Madrid serão expostos guias turísticos, brochuras sobre parques e reservas, ilhas e praias e outro tipo de informação geral sobre investimentos no país, particularmente sobre o sector do turismo, que, segundo o titular da pasta, Fernando Sumbana, deverá aumentar a sua comparticipação para o Produto Interno Bruto do país dos actuais 2,5 por cento para 4 por cento dentro de cinco anos.

Na Bolsa de Turismo de Lisboa será apresentado, pela primeira vez na Europa, um filme sobre o Parque Nacional de Gorongosa.

A fonte contactada pela macauhub disse, por outro lado, que nas duas feiras Moçambique vai dar relevo a cinco grandes projectos de investimentos.

Um dos projectos centra-se na praia do Xai-Xai, província de Gaza, sul do país, que deverá ser executado numa área de 250 hectares e contempla um hotel de cinco estrelas, 50 unidades residenciais, comércio e um centro de conferências e está orçado em 31 milhões de dólares.

Este projecto está próximo do maior mercado emissor de turistas de Mocambique, a África do Sul, está próximo do Kruger Park, do Parque do Limpopo e do Parque Nacional Gounarezhou (Zimbabwe).

Outro projecto que será exposto pelo Inatur nas duas feiras denomina-se "Estância de turismo integrado de Inhassoro", na província de Inhambane, a ser executado numa área de 2750 hectares apresentando como atracção central uma praia com 5 quilómetros de comprimento, e que contempla igualmente a construção de um hotel de 5 estrelas, 1850 unidades residenciais, clube de golfe e centro de conferencias.

Estima-se que este projecto exija um investimento de 600 milhões de dólares.

Os outros grandes projectos de investimento são os de Crusse/Jamali, de cerca de 250 milhões de dolares, que deverá ocupar uma área de 1750 hectares, Ilha de Mocambique, a primeira cidade-capital de Mocambique e Pemba, na província de Cabo Delgado. (macauhub)

Nenhum comentário: