sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Angola/ATENTADO, CABINDA E COPA DA ÁFRICA

14 janeiro 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br

Jairo Junior *

"...a primeira noite sem conseguir dormir. Cabinda exalava um som de fundo vindo da floresta do Maiombe e aos fins-de-semana o batuque nas senzalas inundava a cidade. As vozes pareciam atravessar o tempo, atrasando-se, adiantando-se a ele. Ao redor das fogueiras, as festas alimentavam os indígenas noites e noites inteiras. Na cidade, e sem conseguir conciliar o sono, levantei-me da cama pequena de madeira que me tinha sido oferecida com todo o carinho pela Família Amaro Pereira. O quarto era grande, e amplo, contrastando com a cama. Abri a janela e a minha boca abriu-se ao ver os poços de petróleo distribuídos pelo alto mar, qual archotes espalhados. A imagem do petróleo extraído na teia de plataformas junto à costa ainda é totalmente clara para mim. Podia ver pequenas fogueiras ao longe, em cima do mar, como que decorando e iluminando essa massa de água no escuro.

Acordei em Cabinda. Entre o mato e o mar. Tinha 17 anos e cabelos compridos. Andava descalça pela cidade, ou com apenas umas sandálias que tinha trazido comigo do Lobito. No Lobito apanhava os machimbombos, os autocarros comuns, quando ia para a escola ou para a praia, mas frequentemente preferia os bulamas, autocarros mais usados entre os indígenas porque se podia andar descalço. Assim que saía de casa para ir para a escola, tirava as sandálias e colocava-as ao pescoço. Nascida em Nova Lisboa, no ano de 1953, eu tinha tudo para ser confundida com os nativos de Angola. A única coisa que me distinguia era a cor da minha pele. Apesar de queimada pelo sol.

A cidade de Cabinda recebeu-me de braços abertos com os seus caminhos largos, passeios limpos e brancos, com as suas casas semeadas como calhava por entre a verdura, as árvores que ofereciam sombra, com os cheiros que emanavam da floresta e que me diziam que estava em casa, e com as praias e mar que me deliciavam. Nas ruas, as indígenas vestiam-se com os panos coloridos de Cabinda e do Congo. Eu vestia- me com bermudas e camisas atadas à cintura. Soltava ou prendia o cabelo com um lápis. E caminhava ao ritmo das músicas cantadas nas senzalas que tinha ouvido na noite anterior."

As belas palavras da escritora portuguesa Sofia Vila Nova contrasta com as ultimas informações obtidas após o fato deplóravel ocorrido horas antes do inicio da tão esperada atividade esportiva do Continente Áfricano: A Pan-África.

História
Cabinda, conhecida no passado como Congo Português, foi a parcela do antigo Reino do Congo atribuída a Portugal, por ocasião da Conferência de Berlim (1885), quando simultaneamente nasceram o Congo Belga (ex-Zaire e atual República Democrática do Congo) e o Congo Francês (ex-Congo Brazzaville e actual República do Congo). Na realidade, Cabinda originalmente era unida territorialmente a Angola, mas a Bélgica reivindicou uma saída para o Atlântico para o seu Congo Belga, o que foi concedido por Portugal através de um acordo, selando definitivamente a separação de Cabinda do restante de Angola.

Nas vésperas da referida Conferência, os príncipes e os notáveis de Cabinda assinaram o Tratado de Simulambuco com Portugal, pelo qual o território de Cabinda passou a ser protetorado luso.

Em 1974, após a Revolução do 25 de Abril em Portugal, interesses políticos de ambos os lados levaram Cabinda a continuar integrada a Angola, com a qual não tem fronteiras comuns. Imediatamente após a independência angolana, a 11 de Novembro de 1975, a Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC), reclamando o direito à independência do território devido às alegadas e nitidamente inexistentes diferenças culturais e econômicas e por não fazer parte do território de Angola, empreendeu uma frágil luta de guerrilha visando a separação.

Em 1 de Agosto de 2006, foi assinado um "Memorando de Entendimento para a Paz e a Reconciliação da Província de Cabinda", entre o Governo de Angola e o Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD). As delegações da negociação eram chefiadas da parte da República de Angola por Virgílio Fontes Pereira, ministro da Administração do território angolano e da parte das populações de Cabinda por General Doutor António Bento Bembe, ex. presidente da FLEC-Renovada ora FLEC-PLataforma, que por imperativos da fusão entre a sua organização política-militar com a FLEC-Fac (do Miguel Estanislau Boma), passou a ocupar os cargos de Secretário-geral, vice-presidente da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC) e Presidente do Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD) em repr esentação das populações de Cabinda.

Desde a mencionada data, os efetivos da FLEC e das Demais Organizações sob autoridade do Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD) foram aquartelados e a 6 de Janeiro de 2007, numa cerimônia de mais alto nível realizada em Cabinda, alguns dos elementos ex. militares da FLEC foram integrados e incorporados nas Forças Armadas Angolanas (FAA) e na Polícia Nacional. Dois dias depois, todos aqueles elementos da FLEC e das demais organizações sob autoridade do Fórum que optaram pela vida ativa começaram a sua formação acadêmica conforme previsto nas cláusulas do acordo, no sentido de poderem desempenhar melhor os seus cargos e responsabilidades nacionais.

O "Memorando de Entendimento para Paz e Reconciliação em Cabinda" inclui também o "Estatuto Especial para Cabinda".

A população de Cabinda respaldou tal processo pois via o acordo como um passo adiante no sentido de desenvolver a região. Ultimamente, a oposição a este acordo tem alegado que de prático o governo central e os ex-guerrilheiros agora no governo pouco tem feito. A base da crítica é por conta da região responder por 80% da produção de petróleo do país e, segundo os opositores, tais recursos não redundam em desenvolvimento de Cabinda. Algo como a grita atrasada dos governadores dos estados onde estão concentradas as áreas do pré-sal aqui no Brasil acharem ruim que parte dos recursos ajudem o país como um todo. Nesta realidade não é difícil supor que há incentivos por parte das grande exploradoras de Petróleo européias e americanas. Neste cenário, ações como a que ocorreu contribuem na luta para tentar desestabilizar o governo central Angolano.

Bento Bembe é agora ministro sem pasta do governo central e tem demonstrado cabalmente que não há guerra em Cabinda. De fato, a Flec - agora Frente de Libertação do Estado de Cabinda, com a liderança no exílio de Comandante Antonio Luis Lopes, tem pouco poder de combate. Primeiro pela total ausência de apoio popular e também por que parte de seus militantes aderiram ao governo central, além das deserções. No entanto, mantém ataques isolados contra forças do governo nas selvas e até contra instalações de empresas transnacionais terceirizadas a serviço de Luanda. É uma questão que caminha a passos longos para o seu fim, pois sem quase nenhum apoio externo, a "guerrilha" --como eles se intitulam--não logrará êxito.

O esforço correto de sinalizar para o mundo e para o resto do país a importância daquela região, é também porque ali se pratica e se ama muito o futebol que Cabinda foi escolhida como uma das sub-sedes da Copa Africana de Nações de2010. Mas, em uma tentativa de polarizar as atenções e provocar o Governo central, um punhado de adeptos da FLEC disparou rajadas de metralhadora contra o carro que fazia o transporte da seleção do Togo, que indefesa e atônita viu o motorista , que era angolano, ser morto e ainda mais dois membros da comissão técnica, o auxiliar e assessor de imprensa, deixando um terceiro, o goleiro reserva, com o risco de ficar paraplégico. Atitude que evidentemte coloca o mundo contra eles e ainda retira qualquer esperança que eles tinham de apoio popular, enfraquecendo-os ainda mais e respaldando ações mais enérgica do governo central, defendida por parte do exército nacional.

Um pouco de Informações
O petróleo extraído em Cabinda representa cerca de 70% do crude exportado por Angola, e corresponde a mais de 80% das exportações angolanas. Cabinda tornou-se assim o palco de múltiplos interesses internacionais.

O clima é tropical húmido, com precipitações anuais em torno de 800 mm. A temperatura média anual varia entre os 25 e os 30º Celsius.

Futebol de verdade...
Atendendo as expectativas, o que se viu na abertura da Copa Africana foi um belo jogo de futebol entre as seleções de Angola e Mali. Um jogo sensacional em que a seleção angolana deixou transparecer toda sua força e fraqueza. Afinal de contas o ataque fulminante, rápido e eficaz deixou todos no estádio principal que ela será uma forte candidata ao titulo. Todos menos a seleção oponente que se aproveitou com competência da fragilidade defensiva dos Palancas Negras, que é como são chamados os jogadores da seleção local, e enfiaram quatro gols em 9 minutos. Isso mesmo quatro gols em nove minutos e isso preocupa mais o povo angolano do que atitudes tresloucadas de grupelhos que teimam em quere que a roda da história gire para trás.

* Presidente Associação Brasil Angola (AABA); Diretor do Centro Cultural Africano (CCA); Coordenador do Congresso Nacional de Capoeira (CNC

Nenhum comentário: