3 janeiro 2010/Timor Lorosae Nação http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com/
A FRETILIN compromete-se a tornar 2010-2020 na "Década de Paz, Estabilidade e Desenvolvimento"
O Secretário -Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, prometeu ontem que a FRETILIN vai continuar a estender uma mão aberta a todos os que querem trabalhar com ela para a libertação do povo de Timor-Leste, da pobreza e para uma paz duradoura, estabilidade e o desenvolvimento do povo de Timor -Leste. "Vamos todos fazer a década 2010-2020, a Década de Paz, Estabilidade e Desenvolvimento. O novo ano também será o novo amanhecer de uma década da vitória sobre a pobreza do nosso povo. Juntos, podemos vencer essa luta contra a pobreza que nos rodeia, ganhar a paz e a estabilidade para as gerações futuras ", declarou Dr. Alkatiri ontem de manhã.
Dr. Alkatiri falou ontem numa cerimónia em homenagem ao herói de Timor-Leste e da FRETILIN morto em combate, o Presidente Nicolau dos Reis Lobato. A cerimónia contou com a presença de outras individualidades, incluindo o Presidente do partido da FRETILIN, Francisco Guterres Lu Olo, Sua Excelência o Senhor Xanana Gusmão, ele próprio um ex-membro do Comité Central da FRETILIN, o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo e outros membros do clero católico, o Brigadeiro General Lere da F-FDTL, o presidente João Carrascalão da UDT, militantes da FRETILIN e outros convidados. Foi uma cerimónia muito emocionante para todos, precedida por uma missa na igreja próxima Motael e em seguida, o deitar de flores na baia de Díli, em honra do lugar de repouso de Nicolau Lobato, que até então é desconhecida.
"Muitos, incluindo Xanana Gusmão e o Bispo, falaram de Nicolau Lobato como uma luz orientadora com uma dedicação altruísta, determinação, e um amor insaciável pelo seu povo, nosso povo. Ele juntou-nos, como ele nos juntou no passado, para lutar pelo nosso povo. Como estamos às porta de uma nova década, nós da FRETILIN comprometemo-nos a fazer desta próxima década de 2010-2020, a Década de Paz, Estabilidade e Desenvolvimento, e levar a avante o exemplo dado pela vida de Nicolau Lobato, nas suas acções na luta pela libertação do povo Maubere e para a libertação do nosso povo contra a violência e a pobreza ", declarou Alkatiri a entusiásticos aplausos. Sua Excelência Xanana Gusmão fez um discurso emocionante no qual ele estava visivelmente comovido, manifestando a honra que sentia ao ser convidado a comparecer e falar na missa e na cerimónia para este herói nacional, que "levou-me a juntar à FRETILIN com quem eu aprendi muito ", disse ele. "A FRETILIN é o partido que mais respeito de todos os partidos ", acrescentou.
João Carrascalão, o presidente de uma força política da oposição em 1975, estava igualmente comovido e emocionado nos elogios que fez a Nicolau Lobato. "A FRETILIN tem sorte de ter um líder como Nicolau. Timor-Leste tem sorte de ter o exemplo de alguém como Nicolau, que deu a vida pelo seu povo ", disse ele com lágrimas nos olhos. O Bispo Dom Ricardo foi primeiro colega de Nicolau Lobato quando era um jovem seminarista, e tornou-se um amigo. Ele relatou os momentos cruciais depois da invasão indonésia, onde viu o desprendimento, determinação e a coragem do jovem líder. "Ele era um católico dedicado que levava consigo uma arma de combate, mas também um rosário que rezava todos os dias", disse ele à multidão. "Ele era simplesmente um homem para quem havia verdades básicas e quando ele acreditava nelas, era certo ou errado, e nada mais", disse ele.
O Presidente da FRETILIN, Francisco Guterres Lu Olo, prestou homenagem ao herói nacional cuja vida é um exemplo para todos os líderes timorenses de hoje e será também no futuro. "No exemplo da sua vida, podemos ver que somos todos da mesma raiz que Nicolau, e é por isso que nós todos estamos aqui hoje", disse ele. Nicolau dos Reis Lobato foi morto em combate há 31 anos atrás, em 31 de Dezembro de 1978. O seu corpo foi transportado para Díli num helicóptero ", levando-o para o céu para mais perto de Deus que ele acreditava, para ser abençoado", antes de ser exibido perante a imprensa internacional, como um sinal do fim da resistência timorense ao domínio indonésio, disse o Bispo Ricardo durante a missa.
"A sua morte e a tomada de conhecimento dela, embora inicialmente tenha sido um golpe desmoralizante para a resistência, em última análise, pelo contrário, estimulou a todos nós na luta timorense à autodeterminação. Para aqueles como eu, o Dr. Mari, Sua Excelência o Senhor Xanana Gusmão, as FALINTIL, para lutar por causa do seu exemplo, dando a sua vida. "A última bala será a minha vitória", disse ele várias vezes aos seus companheiros e camaradas da FRETILIN. E assim foi. A sua vitória embora tivesse vindo muitos anos mais tarde, no entanto, veio, justificando a sua convicção e determinação para os direitos do Povo Maubere e da nossa vitória final, "declarou Lu Olo orgulhosamente.
O paradeiro dos restos mortais do Presidente Nicolau Lobato são desconhecidos até hoje, mas acredita-se ser de um cadáver sem cabeça recuperado numa vala anónima em Dezembro de 2003, por trabalhadores que escavavam no quintal da residência do então Primeiro-Ministro, na residência no Farol, que, no momento da morte de Nicolau Lobato era a residência do coronel Dading Kalbuadi, o comandante militar indonésio em Timor-Leste.
Desde 2004 que as amostras dos seus restos mortais, juntamente com espécimen de ADN dos seus únicos parentes imediatos vivos, o irmão Rogério Lobato e o seu filho José Lobato, têm estado mantidos na agência forense de Darwin, no Território do Norte, e aguarda-se ainda algum relatório conclusivo, sem sucesso. Recentemente, o jornal The Age (28 de Dezembro de 2009) noticiou que as autoridades do Território do Norte iriam renovar os esforços para concluir o teste de ADN solicitado, utilizando "novas tecnologias".
*Para mais informações entre em contacto com José Teixeira +670 728 7080 - Tradução de Rosário Pedruco
Nenhum comentário:
Postar um comentário