Cidade da Praia, 6 janeiro 2009 (Lusa) - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, promove uma visita oficial a Cuba na próxima semana, para estreitar os laços de cooperação em setores como agropecuária, meio ambiente, cultura e defesa.
As relações entre Cuba e Cabo Verde datam da época da independência do arquipélago africano, em 1975, desempenhando a cooperação cubana um papel fundamental na formação e valorização de recursos humanos cabo-verdianos, sobretudo na área da medicina.
Atualmente, 45 estudantes cabo-verdianos estão em Cuba fazendo licenciaturas, incluindo dois por conta própria, e os demais com bolsas de estudo concedidas pelo governo cubano.
Até agora, mais de 900 estudantes cabo-verdianos se formaram em Cuba em diversas especialidades.
A embaixadora cabo-verdiana em Cuba, Crispina Gomes, disse, em entrevista a uma rádio loco, que há boas possibilidades de expansão da cooperação bilateral, pois seu país tem experiência acumulada na busca de soluções para resolver os problemas decorrentes da pobreza.
Para o embaixador de Cuba em Cabo Verde, Pedro Gonzalez, os domínios da agricultura e da cultura poderão entrar no próximo programa indicativo de cooperação, uma vez que o país tem experiências válidas e a baixo custo que poderão ser um incentivo para os cabo-verdianos.
O primeiro-ministro cabo-verdiano chega a Cuba em 12 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário