segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Moçambique/Niassa descobre novas zonas com ouro e pedras preciosas

Maputo, Moçambique, 19 janeiro 2009 - A Direcção Provincial dos Recursos Minerais da província do Niassa procedeu ao reconhecimento de novas áreas de ocorrência de ouro e pedras preciosas, entre outros, em quatro distritos, afirmou o porta-voz do governo provincial.

Horácio Linaula disse terem sido despendidos 540 mil meticais no trabalho de reconhecimento que permitiu confirmar a ocorrência de ouro em Magaxe, no distrito de Lago, pedras preciosas em Gomba no distrito de Mecula, e granada em Mecanhelas.

A exploração destes minerais, cuja ocorrência foi descoberta por garimpeiros, tem sido feita em moldes artesanais e com forte presença de estrangeiros, segundo afirmou Linaula citado pelo semanário Magazine Independente.

O porta-voz referiu também que em 2008 havia 76 licenças de pesquisa e exploração, contra 42 em 2007 e os pedidos à espera de despacho situam-se na ordem dos 50.

As novas áreas mineiras descobertas pelos garimpeiros como é o caso de Gomba em Mecula encontram-se junto à fronteira com a Tanzânia e a de Magaxe está no posto administrativo de Cobué, a 60 quilómetros de Lupilichi, área pioneira da ocorrência de recursos minerais na província. (macauhub)

Nenhum comentário: