segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Organizações timorenses manifestam apoio aos palestinos

Díli, 19 janeiro 2009 (Lusa) - Uma aliança de organizações civis do Timor Leste manifestou, na capital Díli, o seu apoio aos palestinos da Faixa de Gaza, condenando a recente operação militar de Israel na região.

A coligação de 17 organizações pediu que Israel e os palestinos "encontrem uma solução pacífica em Gaza".

A declaração coletiva lembrou que muitos timorenses "sentem" a ocupação de Gaza por Israel porque o Timor Leste esteve 24 anos sob ocupação indonésia.

"Como povo que viveu 24 anos sob ocupação, sentimos grande empatia com o sofrimento infligido ao povo palestino em Gaza", afirmaram vários responsáveis das principais organizações cívicas e não-governamentais timorenses.

O grupo exigiu que a ONU "tome medidas rápidas para acabar com a guerra em Gaza". Em relação a Israel, as organizações timorenses pediram a retirada dos territórios palestinos, "em especial de Gaza".

Foi também exigido a Israel "que respeite o direito humanitário internacional e proíba o ataque a civis em tempo de guerra".

As entidades também pediram à "resistência palestina Hamas" para que "acabe com os seus ataques contra Israel".

O grupo de organizações recordou as condições de vida e de luta no Timor Leste após a invasão indonésia em 1975, para ressaltar "a solidariedade especial dos timorenses" com a população de Gaza.

Nenhum comentário: