quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Angola/Expansão e modernização da rede de telecomunicações na região Este termina em 2010

Luanda, Angola, 22 janeiro 2009 - O projecto de expansão e modernização da rede fixa de telecomunicações das províncias de Malanje, Zaire, Bié, Moxico Cuando Cubango e Lundas Norte e Sul ficará concluído em 2010, afirmou terça-feira em Luanda um administrador da Angola Telecom.

António Briffel Neto disse à agência noticiosa angolana Angop que o designado “Projecto de expansão e modernização de telecomunicações da região Este” do país, com conclusão anteriormente prevista para Março de 2009, ficará concluído em 2010, devido a diversos constrangimentos relacionados com a existência de minas nas zonas de actuação.

O gestor apontou também como dificuldades na celeridade da execução das obras, além do factor minas, o atraso no desalfandegamento dos equipamentos provenientes da China e a chuva nas zonas de difícil acesso.

A realização deste projecto vai permitir a instalação no país de novas redes de acesso de cobre e sem fio, de 3276 quilómetros de fibra óptica e de seis mil linhas telefónicas.

Vai permitir, igualmente, a instalação de 1392 linhas VSAT, 761 de Internet em banda larga (ADSL) e de 13 mil linhas fixas sem fio (CDMA).

Até ao final do primeiro trimestre deste ano, de acordo com António Briffel Neto, prevê-se que a província do Zaire, nomeadamente, as regiões do Soyo e Tomboco, tenham já ligados os cabos de fibra óptica, pelo facto dos troços estarem desminados.

O projecto de expansão e modernização da rede de telecomunicações na região Este representa um investimento estatal de 102 milhões de dólares e está a ser realizado pela empresa chinesa ZTE.

Em termos de perspectivas, disse o administrador, a Angola Telecom prevê instalar, nos próximos quatro anos, um milhão de linhas de telefonia fixa sem fio, uma tecnologia que pelas características geográficas de Angola vai proporcionar muitas vantagens aos cidadãos.

A Angola Telecom, empresa pública, detém o controlo da rede básica nacional de telefonia e desempenha um papel de servidor junto de outras operadoras de telefonia fixa e móvel. (macauhub)

Nenhum comentário: