Fonte: Blogue do Bourdoukan http://blogdobourdoukan.blogspot.com
Agence France Presse, AFP, 15/1/2009, Daily Star, Beirute, Líbano
http://www.dailystar.com.lb/article.asp?edition_id=1&categ_id=2&article_id=99004
BIREH: A cidade de Bireh, no norte do Líbano, deu a uma rua o nome do presidente Hugo Chavez, da Venezuela, "por expulsar o embaixador de Israel como protesto contra a chacina de Gaza" – declarou ontem o prefeito de Bireh.
"É o mínimo que nos cabe fazer para homenagear esse grande homem, que faz renascer a esperança, em nossos corações, de que um dia nos livraremos dos sionistas" – completou Mohammad Wehbe, em entrevista à France Presse.
"É o que podemos fazer para honrá-lo e elevar nossos espíritos".
A principal rua de Bireh, a 45 quilômetros ao norte do porto de Tripoli, estava coberta de cartazes em que se lia: "O Líbano precisa de homens como Chávez" e "Chavez expulsou o embaixador de Israel. E vocês, governantes árabes? Fizeram o quê?!"
Havia cartazes com fotos de Chavez por toda a cidade, nas casas e janelas. Bireh tem 17 mil habitantes.
"Vimos o que Chavez fez, e esperamos que os governantes árabes sigam o exemplo dele" – disse o prefeito de Bireh.
Bilal Rifai, chefe religioso sunita na região, disse à France Press: "Não temos qualquer contato direto com o presidente Chavez. Não o conhecemos pessoalmente. Falamos línguas diferentes. Somos de religiões diferentes. Mas soubemos do que ele fez. Vimos que ele se compadece de nosso sofrimento. E por isso merece nosso respeito e nossa homenagem."
Há cartazes com retratos de Chavez também em todos os protestos contra Israel, no centro de Beirute, com slogan dirigidos aos líderes políticos libaneses: "Chávez age. Vocês fazem o quê?" e "Queremos homens de verdade, para nos governar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário