quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Cabo Verde/Banco Africano de Desenvolvimento anuncia apoio para os próximos três anos

Praia, Cabo Verde, 21 janeiro 2009 - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai apoiar Cabo Verde com 287 milhões de dólares para os próximos três anos, a serem investidos na construção de infra-estruturas no país, anunciou o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Arnaldo Andrade.

O anúncio foi feito hoje durante uma reunião que o governo cabo-verdiano organizou na ilha da Boa Vista e que reuniu todos os representantes das missões diplomáticas e de organismos internacionais acreditados no país.

“O anúncio por parte do BAD de um programa de 287 milhões de dólares nos próximos três anos significa um forte apoio a Cabo Verde na opção que é feita na estratégia de desenvolvimento e na opção de infra-estruturação. Este sinal é bom porque dá confiança a todos os parceiros a continuar a apostar no país”, disse o embaixador.

O encontro do governo de Cabo Verde com os seus parceiros também foi oportunidade para uma reunião com parcerias bilaterais e multilaterais, quando se completa o primeiro ano de transição de Cabo Verde para país de rendimento médio.

Neste sentido, a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (SNU) em Cabo Verde, Petra Lantz, garantiu que a ONU está pronta a apoiar o país nos seus esforços com vista a enfrentar os desafios dos próximos tempos rumo ao desenvolvimento.

Petra Lantz fez questão de realçar que Cabo Verde tem dado provas da sua “capacidade excepcional” no caminho para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), em 2015, e que os objectivos das políticas nacionais estão ajustados, muitas vezes, para além desses objectivos. (macauhub)

Nenhum comentário: