domingo, 27 de abril de 2008

Brasil/Congresso em São Paulo terá projetos educacionais lusos

São Paulo, 25 abril 2008 (Lusa) - Portugal apresenta 19 projetos bem-sucedidos em educação durante um congresso internacional de educação que acontece até sábado em São Paulo. O evento conta com a participação de 11 países.
As iniciativas portuguesas estão sendo apresentadas no 10º Congresso Internacional de Cidades Educadoras pela Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, uma associação que integra 32 municípios, com mais de 3,5 milhões de habitantes.
"Participar desse congresso é fundamental para percebemos o que se faz de melhor no mundo em práticas de educação", disse à Agência Lusa a diretora da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras, Maria de Lourdes Gaspar.
Segundo Maria de Lourdes, um dos objetivos futuros da associação é realizar projetos conjuntos com outros países de língua portuguesa, principalmente na África.
A entidade portuguesa está estabelecendo parcerias com municípios de Cabo Verde para partilhar experiências educacionais bem-sucedidas.
Presença portuguesa
No Congresso Internacional de Cidades Educadoras, a Rede Portuguesa está representada por um pavilhão, com informações sobre os 19 projetos apresentados.
O encontro é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) que promove a idéia de que as cidades devem proporcionar o aprendizado, além das salas de aula.
O evento também conta com representantes de iniciativas educacionais em 77 cidades da Argentina, Brasil, França, Finlândia, Colômbia, Chile, Coréia do Sul, Itália, México e Espanha.
Atualmente, 380 cidades são associadas da AICE, que tem sede em Barcelona, na Espanha.
Projetos
Um dos projetos portugueses selecionados no 10º Congresso Internacional de Cidades Educadoras é o "Empresários pela Inclusão Social", da Prefeitura de Paredes (distrito do Porto). "Trata-se de um projeto inovador, cujo objetivo é evitar o abandono escolar", disse à Agência Lusa o prefeito Celso Ferreira.
O projeto, totalmente financiado por empresários locais, incluiu a contratação de nove mediadores que acompanham os alunos em risco de abandono escolar.
Uma pesquisa recente realizada em Paredes indicou que 57% dos 2.300 alunos do município, de 13 a 15 anos, já pensaram em abandonar a escola.
"É um número dramático, o que explica porque Paredes está atualmente entre as nove piores cidades portuguesas em termos de abandono escolar", disse Celso Ferreira.
Em um prazo de oito anos, o objetivo do projeto é que Paredes faça parte do grupo dos 30 municípios portugueses com as melhores práticas de qualidade do ensino.
Outro projeto português, "O ambiente somos nós: muitos, poucos, fazem muito", de Lisboa, promove a conscientização ambiental baseada em princípios como reduzir o consumo, reutilizar os materiais e reciclar o lixo.
Também será apresentada a iniciativa "Abraço Solidário", entre as cidades de Almada (Portugal) e Kuanza Sul (Angola), um programa de cooperação para fornecimento de material e equipamento ao hospital da cidade angolana de Porto Amboím.

Nenhum comentário: