segunda-feira, 14 de abril de 2008

Brasil/ANP antecipa possível mega descoberta da Petrobras

Rio de Janeiro, 14 abril 2008 (Reuters) - O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, disse na segunda-feira que informações "oficiosas" da Petrobras avaliaram que o campo Carioca, na bacia de Santos, teria reservas cinco vezes maiores do que as do mega campo de Tupi.
"Estamos sabendo por canais não oficiais, oriundos da operadora, que o prospecto do Carioca, que é chamado internacionalmente de Pão-de-Açúcar ('sugar loaf') apontaria para reservas cinco vezes maiores do que a reserva de Tupi", disse o executivo.
Segundo Lima, o campo teria reservas em torno de 33 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás), enquanto as reservas de Tupi são estimadas entre 5 e 8 bilhões de boe recuperáveis.
"Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos trinta anos, e atualmente o terceiro maior campo de petróleo do mundo", afirmou Lima durante apresentação em um seminário no Rio.
A Petrobras não confirmou a informação e não tinha nenhum executivo imediatamente disponível para falar sobre o assunto, mas informou que a área do Carioca fica na camada ultra-profunda pré-sal, onde está Tupi e local considerado de elevado potencial para descobertas.
Segundo a assessoria da estatal, Carioca ainda não pode ser chamado de campo porque não foi declarado comercialmente viável.
O possível novo campo fica a Oeste do campo de Tupi. Os parceiros da estatal no local são a BG e a Repsol.
As ações da Petrobras reagiram imediatamente ao anúncio de mais uma mega descoberta. Por volta das 13h10, as ações da empresa subiam 4,5 por cento, depois de terem operado em baixa durante boa parte da manhã, enquanto o Ibovespa cedia 0,7 por cento. (Reportagem de Rodrigo Viga e Denise Luna)

Nenhum comentário: