Luanda, 22 abril 2004 – A República de Angola vai participar, durante três dias, no workshop sobre os Mecanismos de Protecção Regional às Vítimas de Tráfico Humano, a decorrer de 23 a 25 de Abril, na cidade de Durban, África do Sul.
Para representar o país no evento viajou hoje (terça-feira) para aquele país a directora do Instituto Nacional da Criança (INAC), Eufrazina Maiato, acompanhada da chefe do Gabinete de Estudos e Investigação da referida instituição, Maria Manuela Coelho.
De acordo com a Eufrazina Maiato, em declarações à Angop no aeroporto, a participação do INAC no evento enquadra-se “num trabalho de prevenção que o país tem levado a cabo no sentido de diminuir as referências sobre este fenómeno, que ainda não são alarmantes em Angola”, sublinhou.
No entanto, “queremos prevenir que ele (o fenómeno) aumente e se instale no país”, afirmou a directora do INAC.
Segundo a entrevistada, Angola e a sociedade toda devem estar sensibilizadas sobre este tipo de fenómeno que afecta o desenvolvimento multi-facético da criança a vários níveis, pois “este tipo de tráfico faz as crianças perderem a sua escolaridade e o tempo de serem crianças”, reafirmou Eufrazina Maiato.
Por sua vez, a chefe do Gabinete de Estudos e Investigação disse que a presença do INAC no fórum visa dar continuidade ao trabalho que se tem realizado no país para melhor se organizar com vista a combater o tráfico de crianças que, por ser uma prática clandestina, tem vindo a aperfeiçoar os seus mecanismos de actuação.
Desta forma, acrescentou, os Estados da região também têm que trabalhar em conjunto para melhorarem os seus mecanismos de actuação e combater tais práticas nos seus países.
Durante o encontro, os participantes vão debater vários temas, entre os quais “As melhores práticas necessárias para a protecção das vítimas do tráfico”, “Género e protecção nas perspectivas da SADC”, “Obrigações internacionais dos países da SADC”, “Políticas de protecção e assistência às vítimas do tráfico”, “Respostas compreensivas” e “A dimensão da saúde no tráfico de pessoas”.
Nestes temas e assuntos a serem analisados, disse Maria Coelho, Angola vai dar a sua contribuição na base da realidade vivida, tendo, na ocasião, recordado que, na semana finda, o INAC realizou, em Luanda, um encontro que abordou a problemática do tráfico da criança em território nacional.
Terminado o encontro na sexta-feira, em Durban, a delegação angolana regressa sábado à cidade de Luanda.
Fazem parte da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) Angola, África do Sul, Botswana, Moçambique, Malawi, Namíbia, Madagascar, Lesotho, Swazilândia, RDCongo, Tanzânia, Ilhas Maurícias, Zâmbia e Zimbabwé. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário