quinta-feira, 6 de outubro de 2016

BRASIL/Sem a confiança prometida, país tem recorde de quebras de empresas

5 outubro 2016, Brasil 247 http://www.brasil247.com (Brasil)

Elaine Patricia Cruz, da Agência Brasil

Número de pedidos de recuperação judicial bateram o recorde histórico para meses de setembro, desde 2005, alcançando o total de 244 requerimentos; segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado nesta quarta-feira, 5, houve aumento de 66% em comparação com setembro de 2015; entre janeiro e setembro deste ano, 1.405 pedidos de falência foram requeridos no país, o que representou aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado

No mês passado, o número de pedidos de recuperação judicial bateram o recorde histórico para meses de setembro, desde 2005, alcançando
o total de 244 requerimentos. Segundo o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado hoje (5), houve aumento de 66% em comparação com setembro de 2015, mês em que o número de requerimentos somou 147 pedidos.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o crescimento foi de 62%, com 1.479 ocorrências, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram 913 requerimentos. A maior parte dos requerimentos de recuperação judicial foi feita por micro e pequenas empresas (917), seguidas pelas de porte médio (357) e as grandes empresas (205).

Para os economistas da Serasa Experian, o recorde atingido pelos pedidos de recuperação judicial em setembro "revela a gravidade da situação financeira das empresas brasileiras, especialmente a das micro e pequenas empresas".

"Enfrentando prolongada recessão, que deteriora o fluxo de caixa, combinada com adversas condições creditícias – juros altos e restrições de acesso – [as empresas] acabam tendo que recorrer ao instrumento da recuperação judicial como mecanismo de sobrevivência", disseram os economistas.

Falências
Entre janeiro e setembro deste ano, 1.405 pedidos de falência foram requeridos no país, o que representou aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 740 pedidos foram de micro e pequenas empresas.


---------- Recomendamos


Confiança? Venda de carros cai 20% em setembro

5 outubro 2016, Brasil 247 http://www.brasil247.com (Brasil)

Dados divulgados nesta quarta-feria, 5, pela federação dos concessionários, a Fenabrave, mostra que o mercado está longe de demonstrar confiança na retomada do crescimento no curto prazo; as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil recuaram 20% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2015; com relação a agosto, que registrou 178 mil unidades, houve queda de 13%. No acumulado em 9 meses do ano, o mercado brasileiro encolheu 22,7%, de 1,95 milhão para 1,5 milhão

247 - Dados divulgados nesta quarta-feria, 5, pela federação dos concessionários, a Fenabrave, mostra que as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil recuaram 20% em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2015.

Em setembro, foram emplacadas 159,9 mil unidades novas no país. Com relação a agosto, que registrou 178 mil unidades, houve queda de 13%. No acumulado em 9 meses do ano, o mercado brasileiro encolheu 22,7%, de 1,95 milhão para 1,5 milhão.

A Fenabrave revisou a projeção de vendas de carros e comerciais leves para queda de 19,5% em 2016, com 1,99 milhão de unidades. Em agosto, a estimativa era de declínio de 18%.

A associação diz que há sinais de recuperação econômica, mas se vê mais cautelosa com as vendas de carros e comerciais leves porque elas dependem de emprego, renda e crédito. E, na visão da entidade, não haverá melhoria rápida para esses itens. "O segmento de autos e comerciais leves deverá ser o último a ter recuperação", afirmou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção.


Nenhum comentário: