quinta-feira, 29 de maio de 2014

Angola/ÁFRICA UNIDA CONTRA A FOME

29 maio 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

Adelina Inácio

O  presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, defende que os esforços dos parlamentares africanos devem ser orientados no sentido de ter uma África "unida e solidária" com vista a alcançar uma vida melhor para os seus povos. 

Fernando da Piedade Dias dos Santos, que presidiu à abertura da 64ª reunião da União Parlamentar Africana, entende que, para uma maior afirmação da África no mundo, os Estados devem estar à altura de competir com as economias modernas.

Para tal, considerou necessário dar prioridade ao reforço dos investimentos no domínio da agricultura, com vista a garantir a segurança alimentar no continente. Fernando da Piedade Dias dos Santos disse igualmente ser "importante e urgente"  o investimento no capital humano e nas
novas tecnologias.

Os países africanos têm grandes desafios comuns que precisam de ser ultrapassados. Como exemplo, citou a fome e a pobreza extrema no continente que continuam a representar obstáculos ao desenvolvimento dos países africanos.

Conflitos armados

A cooperação parlamentar não deve perder de vista a promoção da cultura africana. Os parlamentos africanos podem também desempenhar um papel importante na mobilização e conjugação de esforços dos Estados com vista à resolução dos conflitos violentos que têm tido lugar no continente. Fernando da Piedade Dias dos Santos apelou à mobilização de recursos para a manutenção da paz na República Centro Africana, Líbia, Quénia, Mali, Nigéria e em outros países da região dos Grandes Lagos.

O presidente da Assembleia Nacional sugeriu  uma cooperação entre os  parlamentos, comunidade internacional e governos com vista à concertação de esforços para impedir  "movimentos perigosos" na Nigéria, Líbia, Quénia e Mali.  A criminalidade organizada transnacional, o tráfico de drogas e de seres humanos e o branqueamento de capitais ganham dimensões que exigem uma acção concertada enérgica dos governos africanos.

Parlamentos activos 

O presidente da Assembleia Nacional defende a criação de espaços para uma diplomacia parlamentar activa "para elevar a voz de África na arena da política internacional". O  trabalho que a União Parlamentar Africana realiza no quadro democrático africano e no plano da inserção internacional do continente foi realçado.

Afirmação da organização
A realização da sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana, que termina hoje em Luanda, "é o sinal claro do empenho da Assembleia Nacional e dos demais parlamentos africanos na intensificação da cooperação inter-parlamentar africana".

A presidente do Comité Executivo da União Parlamentar Africana, Donatille Mukabalisa, que também discursou na abertura da reunião que reúne em Luanda os parlamentares africanos, defendeu a afirmação da União Parlamentar Africana (UPA) num quadro privilegiado de diálogo interparlamentar africano.

Donatille Mukabalisa, que é também presidente da Câmara de Deputados do Ruanda, pediu a conjugação de esforços dos governos africanos na luta contra os conflitos armados no continente. 

O reforço dos investimentos  privados nos sectores da agricultura para garantir a segurança alimentar no continente deve ser garantido e os parlamentos devem exercer a sua influência nas decisões dos países de que fazem parte.
  
A presidente do Comité Executivo da União Parlamentar Africana transmitiu o apoio e solidariedade dos deputados africanos a favor das crianças raptadas pelo grupo islamita Boko Haram na Nigéria.

Os membros do Comité Executivo da União Parlamentar estão a analisar as questões financeiras da organização e a preparar a próxima conferência da União.

Participam na reunião dos parlamentares africanos membros do Comité Executivo da União Parlamentar Africana, deputados à Assembleia Nacional, o secretário-geral da União Parlamentar Africana e membros do corpo diplomático africano acreditado em Angola.


Nenhum comentário: