sábado, 3 de maio de 2014

Técnicos chineses fazem produtividade de arroz triplicar em Moçambique

28 abril 2014, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

As tecnologias de produção de arroz introduzidas por técnicos chineses no regadio do Baixo Limpopo, em Moçambique, vão permitir que a produtividade por hectare aumente de 2 toneladas para pelo menos 6 toneladas, afirmaram agricultores que operam naquela região.

De acordo com
o matutino Notícias, de Maputo, os agricultores contactados, ressalvando o facto de a campanha não estar ainda concluída, disseram antecipar a possibilidade de ver a produtividade por hectare triplicar relativamente às duas toneladas conseguidas com os métodos de produção tradicionais.

Com a introdução dos novos métodos registou-se em simultâneo, informou o Notícias, uma redução significativa dos custos para a produção de arroz, que anteriormente se situavam em 50 mil meticais por hectare, para 32 mil meticais.

O envolvimento dos produtores nesta nova experiência, de acordo com informações facultadas por Armando Ussivane, presidente da estatal Regadio do Baixo Limpopo (RBL), surgiu no âmbito de uma parceria público-privada resultante de um acordo bilateral entre os governos da China e de Moçambique em Abril de 2007.

Para o efeito, foi assinado um memorando de entendimento para a transferência de tecnologias de produção entre os governos das província de Gaza e de Hubei, do qual resultou, numa primeira fase, a cedência de 300 hectares à empresa Liafeng Overseas Agriculture Development Co Limited.

Três anos depois, os chineses identificaram variedades de alto potencial produtivo atingindo rendimentos na ordem de 8 a 10 toneladas por hectare, tendo no entretanto a Hubei Lianfeng Overseas Agriculture Development Co. sido substituída pela China Wanbao Oil & Grain Co.

Em Dezembro de 2012 foi formalmente assinado o contracto de exploração de 20 mil hectares entre a estatal Regadio do Baixo Limpopo e a China Wanbao Oil & Grain Co.
(rm/macauhub)

  

Nenhum comentário: