segunda-feira, 12 de maio de 2014

São Tomé e Príncipe e Timor-Leste reforçam cooperação

12 maio 2014, http://www.macauhub.com.mo (China)

São Tomé e Príncipe e Timor-Leste pretendem reforçar a cooperação bilateral nos sectores petrolífero e comercial, de acordo com o anúncio efectuado sexta-feira no final da visita ao arquipélago do presidente do parlamento timorense, Vicente Guterres.

O texto da declaração final da visita que terminou sexta-feira sublinha a vontade de se “intensificar o diálogo político visando ampliar os vínculos institucionais e comerciais bem como outros, designadamente no sector petrolífero”, numa perspectiva de
se reforçar o intercâmbio económico entre os dois Estados.

O documento, assinado por Vicente Guterres e pelo seu congénere são-tomense, Alcino Pinto, acrescenta que as negociações serão estabelecidas “ao mais alto nível político, unindo de forma efectiva” as instituições dos dois países de acordo com os planos conjuntos a serem desenvolvidos.

Esta visita de oito dias do presidente do parlamento timorense a São Tomé e Príncipe acontece quatro meses depois da reavaliação do acordo bilateral de petróleo assinado em 2011, no qual Timor-Leste tem prestado assistência técnica e institucional ao Ministério são-tomense dos Recursos Naturais, incluindo a Agência de Petróleo, sobretudo em matéria de intercâmbio e formação de quadros.

Em Junho de 2013, Timor-Leste doou 6,8 milhões de dólares para apoiar o Orçamento Geral do Estado de São Tomé e Príncipe, que depende em mais de 90% das ajudas externas, tanto sob a forma de donativos como de empréstimos obtidos através da cooperação bilateral e multilateral.

Além da zona económica exclusiva, São Tomé e Príncipe dispõe ainda de uma área de exploração conjunta de petróleo com a Nigéria na sequência de um tratado assinado em Fevereiro de 2001. (macauhub/ST/TL)


Nenhum comentário: