terça-feira, 13 de maio de 2014

Angola com produção de 2 milhões de barris de petróleo por dia em 2017

12 maio 2014, Macauhub http://www.macauhub.com.mo (China)

 

Angola só conseguirá produzir mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia em 2017, de acordo com a revista The Banker, que dedicou um relatório de 13 páginas ao segundo maior produtor petrolífero do continente africano.

“Os analistas são da opinião que a previsão de Sonangol, de que as exportações vão chegar a 2 milhões de barris por dia em 2015, são
irrealistas e, mesmo que as empresas estejam optimistas relativamente aos blocos terrestres e ultra-profundos [pré-sal], quaisquer descobertas daí provenientes vão demorar alguns anos até ficarem operacionais”, lê-se no artigo na edição deste mês da revista The Banker, do grupo Financial Times.

Citado pela agência noticiosa Lusa, o relatório que a publicação dedica a Angola está dividido em cinco partes: a primeira trata da história de Angola a seguir ao final da guerra civil e apresenta os principais desafios, a segunda debruça-se sobre o sector bancário e financeiro e a terceira apresenta um perfil e entrevista com o governador do banco central, José de Lima Massano.

Os últimos dois artigos analisam, no essencial, as reformas macro-económicas e os impactos para as empresas, nomeadamente no que diz respeito à lei que obriga aos pagamentos na moeda nacional aos fornecedores das petrolíferas e à nova pauta aduaneira.
Para a revista, Angola vai produzir 1,79 milhões de barris por dia este ano, acelerando para 1,85 milhões e 1,90 milhões em 2015 e 2016, só quebrando a barreira dos 2 milhões no ano seguinte. (macauhub/AO)


Nenhum comentário: