quinta-feira, 4 de abril de 2013

Semana de Angola marca Dia da Paz no Brasil


AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)


Luanda --- O 11º aniversário da Paz em Angola, 4 de Abril, está a ser celebrado no Brasil, onde foi aberta, na Universidade de Brasília (UNB), A Semana de Angola.

O programa do 4 de Abril no Brasil prevê a realização de uma sessão especial no Parlamento Brasileiro com testemunhos de representantes de países que contribuíram para a paz, além do lançamento na Universidade de Brasília da obra Agostinho Neto e a Libertação de Angola, assim como um torneio de Futsal. 

Na segunda-feira, durante a abertura da Semana de Angola, o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, disse que o alcance da paz para os angolanos representa uma conquista traçada exemplarmente por eles próprios e uma oportunidade para a reconciliação nacional e o desenvolvimento sócio-económico.

Ladeado do reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, o embaixador ressaltou que, nos últimos 10 anos, Angola teve o maior crescimento médio em África com um PIB rondando os 11.7 porcentos.

Nelson Cosme destacou, por outro lado, a importância das relações entre Angola e o Brasil, realçando que a Semana de Angola na Universidade de Brasília vai permitir mostrar o quanto os dois países têm em comum para desenvolver uma parceria mutuamente vantajosa no quadro do relacionamento sul-sul.

Por sua vez, o coordenador do Centro de Convivência Académica da UNB, Professor Ivair dos Santos, afirmou que Angola é para o Brasil um parceiro estratégico na sua relação com África.

Ivair dos Santos, que falou em nome do Reitor da Universidade, na presença de diplomatas, professores e estudantes, manifestou a disponibilidade da sua instituição albergar mais eventos que permitam divulgar a história política, económica, social e cultural de Angola.

Ainda na segunda-feira, no quadro da actividade promovida pela Associação dos Estudantes Angolanos e o Centro de Convivência da UNB, foi exibido um documentário sobre os avanços económicos e sociais de Angola e inaugurada uma exposição ilustrativa da história, da Literatura, arte, da cultura e do turismo angolano.

Nenhum comentário: