quarta-feira, 20 de julho de 2011

CPLP: Deixou de haver condições para destinar 30 milhões ao fundo da língua


Portugal nunca chegou a entregar os 30 milhões de euros para o Fundo da Língua Portuguesa criado em Julho de 2008

20 julho 2011 /Dinheiro Vivo

O secretário-executivo da CPLP disse em entrevista à Lusa que os 30 milhões de euros destinados ao fundo da língua nunca foram disponibilizados, considerando que deixou de haver condições para encaminhar essa verba à promoção do Português.

"Tivemos a indicação formal da criação desse fundo [...], mas tivemos sempre dificuldades em perceber se efetivamente havia recursos", disse Domingos Simões Pereira. O Governo português aprovou em Conselho de Ministros, em Julho de 2008, o Fundo da Língua Portuguesa atribuindo-lhe uma dotação inicial de 30 milhões de euros destinados a apoiar o sistema de ensino nos países lusófonos e a promover o português junto dos organismos internacionais. O fundo previa a possibilidade de contribuição de outros países lusófonos para o seu orçamento.

O secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) acredita que, quando as autoridades portuguesas anunciaram a criação do Fundo da Língua Portuguesa, "não tinham ideia" do que as esperava em termos económicos e financeiros. "Temos que reconhecer que deixou de haver condições de colocar de lado 30 milhões para favorecer intercâmbios no domínio da língua", disse Domingos Simões. O secretário-executivo da CPLP adiantou que, depois de reconhecer que não tinha capacidade para alimentar o fundo de uma só vez, Portugal optou por manter programas como o envio de professores para os países lusófonos e várias iniciativas para a língua do Instituto Camões (IC) "para colmatar o que poderia ser entendido como uma falha".

Nenhum comentário: