Buenos Aires, 5 julho 2011 (AngolaPress) - Angola e Argentina assinaram hoje em Buenos Aires, um acordo para promover a cooperação no domínio da ciência, tecnologia e inovação, na base da igualdade e do mutuo beneficio.
Rubricaram o documento, Maria Cândida Teixeira, ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia de Angola, e Lino Salvador Barañao, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina.
As partes decidiram incrementar as relações de cooperação entre as suas comunidades e instituições cientificas, tecnológicas e inovadoras em áreas prioritárias como agro-pecuária, segurança alimentar, infra-estruturas de investigação cientifica e no reforço da capacidade nacional em biotecnologia.
As modalidades de cooperação entre os dois países abrangem nove áreas no qual se destacam o desenvolvimento de forma conjunta ou coordenada de projectos específicos de investigação cientifica, tecnológica e de inovação, intercâmbio e formação de investigadores, cientistas, inovadores e técnicos no âmbito de programas e projectos conjuntos de cooperação.
Integra a investigação cientifica fundamental aplicada e inovação, a submissão conjunta de candidaturas para financiamento de investigação cientifica e/ou apoio à investigação, à organização de conferências, seminários, cursos de formação avançada, especialização, assim como aperfeiçoamento profissional e treinamento, desenvolvimento dos recursos humanos ligados à ciência, tecnologia e inovação e á implementação de projectos conjuntos de investigação e desenvolvimento.
Os programas e projectos, previstos no âmbito do acordo assinado, serão seleccionados e implementados de acordo com os procedimentos padronizados de qualidade, aplicados pelas partes consoantes as suas disponibilidades financeiras. Será dada, sublinha-se no documento, preferências aos projectos que incluem jovens investigadores e estudantes que estejam preparando teses de mestrado ou doutoramento.
O documento refere também que os resultados científico-tecnológicos obtidos a partir do presente acordo que possam ser objecto de patentiamento, utilizados para a sua aplicação industrial, e que estejam relacionados com a propriedade intelectual, não poderão ser publicados ou comercializados, excepto com o consentimento manifesto das partes cooperantes e segundo com a legislação internacional e nacional da propriedade intelectual dos respectivos países.
O presente acordo terá uma duração de cinco anos e será renovado automaticamente por idêntico período e estipula que as partes se reunirão uma vez por cada dois anos, alternadamente em Angola e na Argentina a fim de avaliar o andamento dos projectos e do programa de cooperação.
A ministra angolana do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Teixeira, está deste domingo na Argentina, onde cumpre uma visita oficial que termina quinta-feira, dia 6.
A governante angolana e delegação que a acompanha visitaram, antes de rubricar o acordo de cooperação com seu homólogo argentino, a Fundação Instituto Leloir, instituição que se dedica à investigação cientifica na biociência (neurociência, biologia celular, doença infecciosa e plantas) onde foi recebido pelo seu director, Luís Ielpe.
Posteriormente visitou o Fundo para Investigação Cientifica e Tecnológica e a Agência Nacional de Promoção Cientifica e Tecnológica, onde recebeu uma informação sobre a natureza das referidas instituições, por parte dos seus directores, Jorge Blackhall e Mariana Marzocca.
A ministra finalizou o dia de hoje com uma reunião com o presidente do Conselho Nacional de Investigação Cientificas e Técnicas, Martha Rovira.
Para quarta-feira, último dia da sua visita oficial, Maria da Cândida Teixeira desloca-se no período da manhã ao Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária onde terá um encontro com o seu presidente, Carlos Casamiquela, depois a sede Castelar, localidade que alberga os Institutos de Biotecnologias e de Clima e Águas.
Tem reservado para o período da tarde uma visita ao Instituto Nacional de Tecnologia Industrial, onde vai reunir-se com Douglas Williams, de seguida encontra-se com a directora do Programa de Assistência e Cooperação Internacional, Graciela Muset.
Nenhum comentário:
Postar um comentário