quarta-feira, 13 de julho de 2011

Angola no lançamento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da SADC

Luanda, 12 julho 2011 (Angolapress) – A República de Angola vai participar na sessão de lançamento e nomeação do Conselho de Administração do Centro de Coordenação, Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da África Austral (CARDESA), a decorrer na reunião dos titulares do sector da SADC, a ter lugar de 12 a 14 de Julho, em Gaberone (Botswana), anunciou hoje (terça-feira), em Luanda, o secretário de Estado da Agricultura.

Para participar no evento, o agrónomo José Amaro Tati deixou hoje o país com destino ao Botswana, a fim de representar o executivo angolano no referido encontro ordinário dos ministros responsáveis do sector agrícola e de segurança alimentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O representante de Afonso Pedro Canga, ministro da Agricultura, deu a conhecer que o fórum abordará, sobretudo, dois assuntos, sendo o tema primário o relacionado com o lançamento oficial da institucionalização do CARDESA, que “é uma espécie de instituição que coordena a investigação como um motor do desenvolvimento da agricultura na região”, acrescentou.

Segundo o secretário, em entrevista à Angop no aeroporto, a referida instituição, depois de criada, vai coordenar a investigação e as pesquisas vão continuar, tendo Angola já indicado para os seus quadros três elementos, sendo um para o cargo de coordenador e dois outros para as posições intermédias.

“Visto que todos eles são técnicos de pesquisa agrária, esperamos que defendam correctamente os interesses de Angola na organização”, sublinhou.

Neste capítulo, José Amaro Tati espera que as actividades sejam contínuas e que exista uma colaboração permanente, tendo em conta que Angola está a reorganizar a sua política de investigação agrária, com destaque para os centros de investigação agronómica situados no Huambo, Uíge e outras províncias do país.

O segundo tema a ser debatido, disse, está ligado à segurança alimentar, sobretudo “a situação alimentar, a subida dos preços dos produtos alimentares, assim como vai se aprovar as linhas mestras para contornar-se e dar solução aos problemas que ainda se colocam à segurança alimentar na região”.

Além destes aspectos, avançou o entrevistado, os participantes vão analisar as questões ligadas à produção de produtos fito-sanitários, medicamentos veterinários, entre outros elementos, “no sentido de se conformar a existência de uma agricultura cada vez mais desenvolvida nos Estados membros da Comunidade”.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, a comitiva de Angola vai aproveitar a ocasião para consolidar as suas propostas já avançadas, aguardando-se igualmente que os candidatos nacionais sejam nomeados e contribuam na definição dos programas e planos de actuação a serem aprovados num fórum próprio, pontualizou.

A SADC é uma organização regional criada a um de Abril de 1980, na Zâmbia, como Conferência para a Coordenação do Desenvolvimento da África Austral (SADCC), com o objectivo de coordenar os projectos de desenvolvimento, visando reduzir a dependência económica em relação a então África do Sul do Apartheid.

Os países fundadores são Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, após a adopção da Declaração de Lusaka – África Austral: Rumo à Libertação Económica, e mais tarde juntaram-se as Ilhas Maurícias, Seychelles, Namíbia, África do Sul, República Democrática do Congo e o Madagáscar (este último suspenso).

Nenhum comentário: