4 julho 2011/Rádio Moçambique
O investimento público em Moçambique passou de 19 mil milhões de metidas em 2006 para 57,1 mil milhões de meticais em 2010 tendo-se concentrado na educação e saúde, infra-estruturas e recursos minerais, afirmou o ministro das Finanças Manuel Chang.
Citado pelo diário Notícias, de Maputo, Chang acrescentou que relativamente ao Produto Interno Bruto (PIB) o investimento público passou de 10,5% em 2006 para 13,5% em 2010.
Em 2010, o PIB cresceu, em termos reais, 6,5%, um aumento de 0,1 pontos percentuais em relação a 2009, desempenho que foi impulsionado pelos sectores de agro-pecuária, indústria transformadora, serviços de comércio e reparação, transportes e comunicações.
Ao discursar recentemente na conferência comemorativa dos 15 anos do Banco Comercial e de Investimento (BCI), Manuel Chang referiu que o governo está ciente da imperiosa necessidade de complementar o investimento público com parcerias público-privadas e concessões empresariais.
Para o governante, tais parcerias irão permitir a realização de investimentos em áreas de domínio público para o desenvolvimento de infra-estruturas e mecanismos dinamizadores dos processos produtivos e da actividade privada geradora de emprego e rendimento, de forma mais competitiva.
A necessidade de complementaridade levou a que a Assembleia da República aprovasse, sob proposta do governo, a Lei sobre Parcerias Público-Privadas, Projectos de Grande Dimensão e Concessões Empresariais, por forma a estabelecer-se um quadro jurídico-legal mais abrangente sobre a intervenção do sector privado em áreas de domínio público e em complemento ao investimento público. (rm/macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário