quarta-feira, 13 de julho de 2011

Timor-Leste/Deputados e funcionários parlamentares aperfeiçoam o português

Díli, 13 julho 2011 (Lusa) - Funcionários e deputados do Parlamento Nacional receberam os certificados do curso de Língua Portuguesa, ministrado no âmbito da cooperação com a Assembleia da República de Portugal.

Ao todo, foram 44 funcionários e cinco deputados a concluir a formação em Português, segundo disse hoje à Lusa fonte parlamentar.

Na cerimónia de entrega dos certificados aos funcionários e deputados, o secretário geral do Parlamento Nacional, João Rui Amaral, salientou que "os funcionários, como servidores do Estado, devem obrigatoriamente aprender a Língua Portuguesa por ser língua oficial segundo a Constituição".

João Rui Amaral apelou aos deputados e funcionários do Parlamento Nacional para praticarem a Língua Portuguesa no seu trabalho diário, sublinhando que se não a usarem, os certificados obtidos "acabarão por não ter valor real".

"A prática de outros idiomas no local de trabalho e o emprego menos usual do Português não ajudam ao desenvolvimento da Língua Portuguesa que se pretendeu com esta aprendizagem diária", disse.

Elsa Sofia, formadora, revelou aos jornalistas que o curso decorreu durante nove meses, sendo constituído por quatro turmas de funcionários e duas turmas de deputados.

"Foi um trabalho muito positivo e reconheço que os funcionários e os deputados continuam a ter lacunas, mas senti que estão com vontade de aprender mais", comentou.

O curso foi ministrado com o apoio do Instituto Camões e inscreve-se num protocolo de cooperação celebrado entre o Parlamento Nacional e a Assembleia da República portuguesa.

Nenhum comentário: