Maputo, Moçambique, 7 julho 2009 - Moçambique poderá aumentar a quantidade de energia eléctrica fornecida ao Botswana até um máximo de 75 megawatts, disse segunda-feira em Maputo o ministro da Energia, Salvador Namburete.
Em declarações à agência noticiosa moçambicana AIM, Salvador Namburete disse que esta foi a decisão encontrada pelo Governo para responder ao pedido do Botswana no sentido de Moçambique aumentar a energia vendida àquele país, membro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
“O fornecimento de energia ao Botswana já está a acontecer, no âmbito de um acordo existente há algum tempo. Agora, eles recebem cerca de 30 megawatts, quantidade que pretendem aumentar para 75 megawatts”, afirmou o governante.
Com uma capacidade de produção de 2.075 megawatts, a maior barragem geradora de energia eléctrica do país, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), quase já não consegue responder à procura regional de energia.
Actualmente, a HCB vende perto de 2000 megawatts da energia, sendo a produtora e distribuidora sul-africana Eskom o maior cliente do empreendimento. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário