29 julho 2009
Ministra moçambicana da Função Pública, Vitória Diogo, foi nomeada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, para um comité de peritos em Administração Pública daquela organização mundial sedeada em Nova Iorque.
Vitória Diogo vai, segundo um comunicado da ONU, integrar esse poderoso comité constituído por 24 peritos seleccionados em igual número de países de todo o mundo, e que terão como missão assessorar Ban Kin-moon em assuntos de administração pública bem como apoiar o Conselho das Nações Unidas para questões económicas e sociais.
Os nomeados vão exercer esta função por um mandato de quatro anos, contados a partir de Janeiro do próximo ano.
Segundo O Pais, Vitória Diogo deixou entender que ficou, de certa forma, surpreendida com esta nomeação, mas que ao mesmo tempo acolheu a notícia com um sentimento misto de desafio e de felicidade, dado que, segundo vincou, não só lhe prestigia a si como pessoa, `mas, acima de tudo, ao nosso próprio país´.
Este comité foi instituído em 2001, e reúne-se anualmente na sede das NU em Nova Iorque, e os seus membros são nomeados pelo Secretário-Geral desta organização mundial, após uma selecção cuidadosa conduzida por peritos em administração pública, que inclui uma análise dos seus conhecimentos e experiência prática de governação em assuntos públicos.
Outros requisitos fundamentais para se ser seleccionado por este Comité, mais conhecido pela sigla inglesa CEPA, é ter um bom domínio de investigação, e ser detentor de uma formação em administração publica ou áreas similares, uma vez que tem de contribuir com os seus conhecimentos e experiência, para que este comité seja cada vez mais útil para os cerca de 200 países membros das NU, incluindo Moçambique.
Além da Ministra Vitória Diogo, o comité integra representantes do Quénia, Marrocos, Africa do Sul, Camarões, Argentina, Bahamas, México, Nicarágua, Trinidade e Tobago, Estados Unidos da América, Bangladesh, China, Índia, Jordão, Coreia do Sul, Singapura, Rússia, Austrália, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça, Grã-bretanha e Irlanda do Norte. (O País)
Nenhum comentário:
Postar um comentário