28 julho 2009
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje que o acordo de cooperação económica que Portugal e São Tomé e Príncipe assinam esta tarde constitui "um dos marcos mais importante na cooperação" entre os dois países.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse hoje que o acordo de cooperação económica que portugal e São Tomé e Príncipe assinam esta tarde constitui "um dos marcos mais importante na cooperação" entre os dois países.
Luís Amado atribui especial significado a este acordo "pela carga de estruturação que tem no processo de desenvolvimento económico e nas relações politica entre os dois países".
O ministro português dos Negócios Estrangeiros falava à sua chegada a São Tomé, juntamente com o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, onde vai permanecer quatro dias em visita de trabalho e privada.
Luís Amado referiu-se a "uma intensidade maior" nas relações do cooperação que este acordo vem introduzir.
O governante explicou que "o processo de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe vai ficar ancorado num acordo de cooperação económica, que tem uma linha de crédito de apoio à balança de pagamentos" e permitirá "um diálogo permanente entre as autoridades de São Tomé e as autoridades de Portugal".
Os governos português e são-tomense assinam hoje um acordo de cooperação económica e uma linha de crédito para reforçar a estabilidade macroeconómica e financeira são-tomense.
O entendimento prevê a criação da paridade cambial entre a dobra são-tomense e o euro, o que torna São Tomé e Príncipe no segundo país africano de língua portuguesa a estabelecer um acordo monetário com a moeda europeia, depois de Cabo Verde em 1998 ter aderido ao escudo português e, mais tarde, ao euro.
Segundo Luís Amado, o novo acordo de cooperação "vai reforçar muito as relações no plano politico entre os dois países e permitir, por via dessa cumplicidade que se vai gerar com o apoio a balança de pagamentos de São Tomé, desenvolver mais facilmente as relações com todos os outros sectores".
A assinatura do acordo de cooperação económica e do contrato de facilidade de uma linha de crédito está marcado para as 16.00 de São Tomé (17:00 em Lisboa), seguindo-se de uma conferência de imprensa.
Na quarta-feira, Teixeira dos Santos visita a zona sul de São Tomé e às 13:00 regressa a Lisboa.
A visita de trabalho de Luís Amado tem uma duraçao prevista de dois dias, com encontros previstos com o Presidente da Repblica, o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros são-tomenses, dando inicio na quinta-feira a uma visita privada que termina na próxima sexta-feira. (Noticias Lusófonas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário