20 julho 2009
O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou hoje, na Cidade da Praia, em Cabo Verde, a data de 5 de Maio como o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura" do espaço lusófono, a celebrar obrigatoriamente todos os anos.
A iniciativa pretende reforçar os papéis do Português e da Cultura lusófona no mundo, contando com o apoio do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), através da planificação e execução de programas de promoção, defesa, enriquecimento e difusão do idioma oficial da comunidade.
O Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa aprovou hoje também, em Cabo Verde, a nova visão estratégica de cooperação, que visa sobretudo dar maior coerência e eficácia ao alinhamento da cooperação comunitária entre os "oito".
Segundo disse o director de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, a nova visão estratégica da cooperação no espaço da CPLP "terminará com os projectos desgarrados e passam a existir projectos sectoriais", como o recente do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS).
"As reuniões ministeriais têm capacidade de criar fundos autónomos para os seus projectos e o que defendemos é que essa situação não se verifique sempre que os desembolsos estejam colocados dentro do fundo especial, que é o instrumento financeiro que já existe para o efeito", disse Manuel Lapão.
Durante a reunião, foi decidido também que Portugal vai receber no início do próximo ano a primeira reunião dos ministros da Coordenação dos Assuntos do Mar e dos Oceanos CPLP.
Na reunião ficou ainda definido o desenvolvimento de vários projectos, nomeadamente o da criação de um Centro de Estudos Marinhos da CPLP, a cargo de Cabo Verde, sendo que Portugal e Brasil se prontificaram a liderar o processo de extensão da plataforma continental, e o Brasil e Angola deverão tratar da questão da exploração dos recursos Marinhos.
Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar português, João Mira Gomes, explicou que os projectos serão desenvolvidos até à reunião em Portugal.
João Mira Gomes explicou ainda que a resolução sobre a estratégia da CPLP para os Oceanos foi discutida no encontro de hoje, mas a sua aprovação ficou adiada para 2010.
"Há um consenso sobre o documento, mas chegámos à conclusão que seria apropriado aprová-lo na primeira reunião formal dos ministros responsáveis pelos Assuntos do Mar da CPLP", avançou o secretário. (Notícias Lusófonas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário