Maputo, Moçambique, 24 julho 2009 - Portugal está a negociar com Moçambique três linhas de crédito de montante superior a 500 milhões de dólares (350 milhões de euros), disse quinta-feira à Agência Lusa o secretário de estado português dos negócios estrangeiros.
João Gomes Gomes Cravinho revelou que uma das linhas de crédito, de 100 milhões de dólares, já foi assinada e que é “um crédito bonificado para actividade de empresas portuguesas em Moçambique, de acordo com as prioridades definidas pelas autoridades moçambicanas”.
“A linha de 300 milhões de dólares é uma linha comercial, com um seguro de risco, para os empresários portugueses que queiram fazer investimentos em Moçambique. O objectivo fundamental e atrair investimentos portugueses para Moçambique”, acrescentou o secretário de Estado.
A terceira linha, de 124 milhões de dólares, está associada ao empreendimento da hidroeléctrica de Cahora Bassa e “está a ser ultimada em termos de regulamentos”.
“O que estamos a procurar fazer é assegurar que se mantêm ou que aumentam as condições para o envolvimento do empresariado português em Moçambique”, referiu Gomes Cravinho.
Gomes Cravinho disse que as linhas de crédito devem ser assinadas “no próximo par de meses”. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário