4 julho 2009
O primeiro-ministro de Cabo Verde foi distinguido pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro com o título "Honoris Causa" pela promoção da democracia, liberdade e boa governação, disse hoje à Agência Lusa fonte do seu gabinete.
A distinção a José Maria Neves segue-se a uma outra, idêntica, atribuída a 14 de Maio último pela Universidade de Rhode Island (Estados Unidos), em reconhecimento pelo esforço em prol de uma educação superior no arquipélago.
"É uma grande honra ser distinguido por uma prestigiada universidade brasileira com o título Honoris Causa. É um sentimento de orgulho porque é um reconhecimento do trabalho feito na chefia do governo nos últimos anos em Cabo Verde", afirmou José Maria Neves, que se encontra em Lisboa em visita de trabalho.
O primeiro-ministro cabo-verdiano salientou que o título "é mais um testemunho de toda a projecção de Cabo Verde, o reconhecimento do país enquanto uma experiência de sucesso".
O facto de ser uma universidade brasileira a distingui-lo tem, para José Maria Neves, um "sabor especial", já que é o país onde fez a sua formação, lembrando que se formou em Administração Pública pela Universidade Getúlio Vargas.
"O Brasil é quase que uma segunda pátria. Lá passei anos decisivos da minha vida, fiz a minha formação. Ser destacado por uma universidade brasileira é algo que me satisfaz e me enche de alegria", referiu o chefe do executivo cabo-verdiano, que deverá deslocar-se em breve ao Brasil para receber o título.
Hoje e no quadro da visita de trabalho a Portugal, onde se encontra desde 30 de Junho último, José Maria Neves desloca-se ao concelho do Seixal, a sul de Lisboa, onde irão decorrer, domingo, várias actividades comemorativas do 34º aniversário da independência de Cabo Verde, que este ano, o primeiro-ministro comemora com a comunidade cabo-verdiana em Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário