segunda-feira, 13 de julho de 2009

Guiné-Bissau/ONU e Ministério da Justiça organizam formação para magistrados

12 julho 2009

O Gabinete da ONU para a Droga e Crime (UNODC) e o Ministério da Justiça da Guiné-Bissau organizam entre segunda e quarta-feira uma acção de formação para os magistrados do país no âmbito do combate ao narcotráfico.

"O objectivo é preparar melhor os magistrados da área criminal, que asseguram a justiça penal na Guiné-Bissau, para conhecerem melhor os instrumentos internacionais com que podem contar no combate à criminalidade organizada, ao narcotráfico e a criminalidade transnacional", afirmou à agência Lusa o ministro da Justiça, Mamadu Djalo Pires.

"Para saberem exactamente como se desenvolve a cooperação internacional, nomeadamente no que diz respeito à extradição de indivíduos", acrescentou.

Um piloto de um avião detido por alegado envolvimento no tráfico de droga em Julho passado, Guerra Carmelo Vasquez, alvo de um mandato de captura internacional por envolvimento em tráfico de droga no México, fugiu da Guiné-Bissau após ter sido libertado por um juiz de instrução criminal.

Segundo a ONU, o desenvolvimento da Guiné-Bissau tem sido comprometido devido à instabilidade política desde a guerra civil de 1998 e pela utilização do território para fazer entrar droga na Europa pelas máfias latino-americanas.

As Nações Unidas consideram igualmente que as dificuldades sócio-económicas do país, o narcotráfico e outros crimes organizados fragilizam a capacidade de manter a paz e estabilidade no país. (Notícias Lusófonas)

Nenhum comentário: