Lisboa, 11 julho 2009 (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje que a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, com a participação de oito países de expressão portuguesa e quatro nações convidadas, "celebram a universalidade da língua portuguesa".
Cavaco Silva presidiu à cerimónia de abertura dos Jogos da Lusofonia, realizada no Pavilhão Atlântico, e declarou aberta a segunda edição do maior evento multidesportivo jamais realizado em Portugal, com a presença de 1.300 atletas e oficiais.
Antes da breve intervenção do chefe de Estado, o presidente do Comité Olímpico de Portugal e da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa, Vicente de Moura, sublinhou que "a competição multidesportiva olímpica constitui um marco histórico nos anais da lusofonia e do movimento olímpico".
"Estes Jogos da Lusofonia são uma afirmação da capacidade organizativa de Portugal e a confirmação da vitalidade do associativismo e, mais importante, o laço de união que constitui a língua", afirmou.
O também presidente do comité organizador dos Jogos da Lusofonia Lisboa2009 aludiu ao "papel ímpar do desporto" nas relações entre os países que têm o património comum da língua portuguesa, em particular no desenvolvimento económico e na comunhão dos povos.
A cerimónia de abertura decorreu durante cerca de hora e meia, iniciada por um espectáculo em que se simbolizou o mar, a língua e a diversidade de culturas.
Depois do desfile das comitivas (os voleibolistas João Brenha e Miguel Maia foram os porta-bandeiras de Portugal), o atleta olímpico Nelson Évora transportou a tocha a representar a chama olímpica, após o que os cantores Kátia Guerreiro e Olavo Bilac interpretaram o hino oficial, acompanhados do coro de Santo Amaro de Oeiras.
Várias personalidades estiveram presentes na tribuna de honra, entre os quais Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência, Rui Pereira, ministro da Administração Interna, Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Gonçalves Muandumba, ministro do Desporto de Angola, e outros governantes embaixadores dos PALOP.
A segunda edição dos Jogos da Lusofonia decorrem nos concelhos de Lisboa, Almada, Amadora, Sintra e Oeiras, com a presença de mais de um milhar de atletas, repartidos pelas modalidades de atletismo, basquetebol, desporto para deficientes, futebol, futsal, judo, taekwondo, ténis de mesa e voleibol.
Portugal acolhe 11 países nesta iniciativa, com o lema "A união mais forte que a vitória": Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Macau (China), Moçambique, São Tomé e Princípe, Sri Lanka e Timor-Leste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário