sábado, 20 de dezembro de 2014

Brasil/Movimentos comemoram fim de acordo entre Governo do Rio Grande do Sul e empresa israelense

16 dezembro de 2014, ADITAL (Brasil)

Jardson Castro

Os movimentos sociais do Estado do Rio Grande do Sul comemoram a decisão do governo estadual de cortar o apoio institucional à subsidiária da empresa israelense Elbit Systems, a AEL Sistemas, localizada em Porto Alegre. O memorandum do governo, recebeu fortes críticas dos movimentos sociais, autoridades palestinas e da sociedade civil brasileira, sobretudo, por causa da construção de muros separatistas em território palestino pela referida empresa, bem como do uso e desenvolvimento de armas para as forças armadas de Israel.

O apoio governamental à subsidiária foi firmado em abril de 2013, quando o governo gaúcho abriu espaço para que a AEL Sistemas pudesse acessar dinheiro público e tecnologias desenvolvidas pelas universidades do Rio Grande do Sul. Com isso, pretendia-se subsidiar um projeto da Elbit Systems que visava à construção de um parque aeroespacial militar em território brasileiro.

Em carta divulgada recentemente, o governador do Rio Grande do Sul,Tarso Genro (Partido dos Trabalhadores – PT), afirma que
há meses o apoio ao projeto havia sido congelado, tendo em vista as críticas somadas a problemas financeiros que começaram a surgir. Ele afirma não existir mais nenhuma ação objetiva sobre o acordo e que o governo gaúcho não realizará nenhuma outra ação relacionada à parceria.
Os movimentos sociais gaúchos e o movimento global de Boicotes, Desinvestimentos e Sanções (BDS) consideram a invalidade do memorandum uma vitória histórica na América Latina, como fruto da luta coletiva e o Rio Grande do Sul teve participação mais do que indispensável nessa conquista, afirmando com isso que o governo ouviu e acolheu, com sensatez, as demandas da sociedade no que se refere à intervenção do projeto, "trata-se, na verdade, de uma vitória dos direitos humanos”.

Em nota, os movimentos sociais do Rio Grande do Sul reforçam que continuarão lutando contra a presença da Elbit em território brasileiro, no cerne da solidariedade contra o genocídio do povo palestino, agravado pela participação da Elbit na construção de muros separando palestinos e israelenses na Faixa de Gaza.


Nenhum comentário: