segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Moçambique/Guebuza contra discurso de “vilipêndio e divisão”

20 dezembro 2014, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)
O Presidente da República, Armando Guebuza, desencorajou os moçambicanos de proferirem discursos vilipendiosos e de destruição que podem levar a sua divisão do tecido social.

“Devemos desencorajar o discurso de vilipêndio, destruição e divisão dos moçambicanos”, disse Guebuza, apontando a importância de “cultivar o discurso de paz, civismo, unidade nacional e edificação de um Moçambique de que todos se possam orgulhar”.

Falando esta sexta-feira em Maputo durante a cerimónia de recepção do Final de Ano,
Guebuza apontou cinco factores que, na sua óptica, impulsionaram o desenvolvimento de Moçambique durante o seu mandato.

O presidente apontou, em primeiro lugar, a vontade do povo de consolidar a unidade nacional a paz, recorrendo a auto-estima e confiar nas suas próprias forças para elevar os seus índices de bem-estar tomando os apoios externos como complementares.

O estadista moçambicano apontou, como a segunda variável, o aperfeiçoamento da legislação moçambicana, visando aprofundar o estado de direito democrático.

O diálogo com diferentes sectores da sociedade constitui o terceiro factor, seguido, segundo o presidente, da variável relativa as condições que o país tem estado a criar visando se tornar em um destino privilegiado de investimento nacional e estrangeiro, público e privado.

Em quinto e último lugar, o dirigente máximo da nação moçambicana destacou o auxílio dos parceiros alicerçado não na ingerência nos assuntos internos e na sua confiança na seriedade e nobreza dos objectivos que informam a agenda de luta contra a pobreza e pelo bem-estar. (RM/AIM)


Nenhum comentário: