terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Moçambique entre as 3 economias africanas com maior expansão até 2019

2 dezembro 2014, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

Moçambique é um dos três países que se destacam pelo seu crescimento em África, continente que vai tornar-se cada vez mais importante em termos económicos nos próximos anos, de acordo com a empresa de consultoria Deloitte.

O PIB de África, afirma um relatório agora divulgado sobre as perspectivas económicas para o continente, deverá expandir-se 50% até 2019, para 3,7 biliões de dólares, impulsionado pelo
crescimento da classe média e por um aumento do consumo privado.

“Um crescimento anual de cerca de 8% deverá adicionar 1,1 biliões de dólares ao PIB africano até 2019, com Etiópia, Uganda e Moçambique entre os mercados com mais rápida expansão”, refere o documento.

Um relatório recente do Standard Bank Group aponta para um forte alargamento da classe média africana nos próximos anos – 40 milhões de lares até 2030, em 11 economias da região, mas de forma mais pronunciada na Nigéria.

A confirmar-se, será uma alteração naquele que tem sido o paradigma de crescimento económico africano nas últimas décadas, mais baseado na extracção de matérias-primas como o petróleo, diamantes, gás natural e, mais recentemente, na construção de infra-estruturas, como barragens, caminhos-de-ferro e auto-estradas.

Como no recente caso dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, financiados pela China em Angola, este tipo de infra-estruturas está a permitir retirar do isolamento vastas regiões do continente, ligando zonas de produção a mercados de escoamento e criando riqueza e postos de trabalho.

A Deloitte afirma que as empresas precisam de “estratégias de longo prazo” para África, um continente onde o mundo dos negócios ainda apresenta barreiras a nível legal e burocrático, a par de oportunidades crescentes nos bens transaccionáveis, desde os telemóveis aos produtos de luxo.

“Onde há desafios, também há oportunidades para inovar. Dado o potencial de crescimento que o continente oferece, as oportunidades de negócio em África podem superar os riscos”, adianta a consultora.

O mercado dos telemóveis é um dos que apresenta maior potencial de crescimento, devendo a penetração total crescer 97% até 2017, mais 25 pontos percentuais do que o registado actualmente.

Este aumento, refere a Deloitte, representa mais 334 milhões de subscritores de telefones móveis.

O sector dos serviços em Moçambique regista actualmente um forte aumento, beneficiando da vaga de crescimento que o país está a receber, sobretudo em infra-estruturas de produção e exportação de matérias-primas energéticas como o carvão e o gás natural.

A Economist Intelligence Unit prevê que o crescimento económico de Moçambique acelere para 7,3% em 2014 e 7,8% em 2015, impulsionado pela indústria de carvão e investimento em infra-estruturas, mas também pelo “forte crescimento” das telecomunicações, indústria e serviços financeiros. (RM/Macauhub)


Nenhum comentário: