sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Timor-Leste/CRONOLOGIA DA FRETILIN ATÉ À DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Timorlorosaenação http://www.timorlorosaenacao.blogspot.com/

Publicado em F.A.F.C ( Forum Académico da Fretilin em Coimbra )

"A importância do dia 28 de Novembro de 1975"

Em baixo está uma breve cronologia da história da FRETILIN até ao período da Declaração da Independência em 28 de Novembro de 1975.

Janeiro 1970 - Alguns jovens timorenses começam a discutir como alcançar a independência de Portugal. Este grupo inclui Mari Alkatiri, Nicolau Lobato, Justino Mota e Ramos Horta. Iniciaram um movimento para defender o nacionalismo Timorense.

25 Abril 1974 - Golpe de Estado (Revolução dos Cravos) em Portugal, significa o início do processo de descolonização do Império Português.

20 Maio 1974 - Associação Social-Democrata Timorense ou Associação dos Timorenses Sociais Democratas (ASDT) foi criada para defender o direito à independência imediata para o povo Timorense.

11 Setembro 1974 - ASDT é transformada na FRETILIN para unificar todos os timorenses. É introduzido o conceito de unidade nacional.

11 Agosto 1975 - UDT inicia um Golpe de Estado com o apoio do Comandante da Polícia Maggiolo Gouveia. Militantes da UDT mataram, ameaçaram e queimaram casas de membros e apoiantes da FRETILIN.

Nicolau Lobato perdeu o irmão mais novo, José Lobato, durante o golpe da UDT.

11 Agosto 1975 - A liderança da FRETILIN declara a insurreição geral armada em Aisirimou - Aileu, sul de Dili.

20 Agosto 1975 - Tropas Timorenses decidem defender a FRETILIN contra o golpe da UDT. As FALINTIL criadas como a ala armada da FRETILIN. Combateu-se uma guerra civil entre a FRETILIN e a UDT. Muitas pessoas de ambos os lados foram mortas e feridas.

27 Agosto 1975 - Governador Português Lemos Pires e o seu comité são evacuados de Dili por barco para a ilha de Ataúro imediatamente a norte da capital. Timor-leste ficou sem qualquer poder administrativo.

Outubro 1975 - Tropas Indonésias começam os assaltos na fronteira Timorense em preparação de uma invasão em toda a escala.

28 Novembro 1975 - FRETILIN declara unilateralmente Timor-leste como nação independente com o nome de "República Democrática de Timor-Leste".

A decisão de declarar a independência foi tomada pela FRETILIN porque acreditavam que seria país efectivo para ganhar o apoio internacional contra a esperada invasão Indonésia e ocupação se Timor-leste fosse uma nação independente (como oposto a uma antiga colónia Portuguesa).

Também, muitos timorenses diziam que preferiam lutar e morrer para uma pátria independente como oposto a uma colónia Portuguesa. E, em 30 de Novembro de 1975, FRETILIN forma o primeiro governo. Xavier Amaral é escolhido Presidente e Nicolau Lobato Primeiro-Ministro. Mari Alkatiri é Ministro dos Negócios Políticos.

Nenhum comentário: