Bissau, 11 setembro 2009 (Lusa) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o seu colega guineense para uma visita ao Brasil, na carta de felicitações pela tomada de posse de Malam Bacai Sanhá, mas a data ainda não está definida.
Na carta, a que a Agência Lusa teve acesso nesta sexta-feira, Lula felicitou Malam Bacai Sanhá de quem espera que “faça avançar a democracia e o desenvolvimento social do país” e ainda que possa visitar o Brasil em data a ser marcada por via diplomática.
O presidente brasileiro disse ainda ter acompanhado “com preocupação os graves acontecimentos” que marcaram o cenário político guineense, “que ameaçaram a paz democrática”, mas que a realização de eleições “pacíficas e ordeiras” conseguiram provar que o país pretende voltar para a via democrática.
“Estou convicto de que Vossa Excelência (Malam Bacai Sanhá) saberá avançar essa causa”, lê-se na carta do presidente brasileiro.
Lula reafirma a determinação do Brasil em continuar e honrar os compromissos “em prol do progresso e consolidação da paz na Guiné-Bissau”, fato que disse poder ser testemunhado pela recente inauguração do centro cultural Brasil-Guiné-Bissau e a abertura, em breve, do Centro de Formação Profissional de Bissau, construído pelo governo de Brasília.
O chefe de Estado brasileiro afirmou também que o seu país “renova as suas esperanças no desenvolvimento” da Guiné-Bissau, com quem se sente ligado por “fortes laços de amizade e de solidariedade”.
Fonte da presidência guineense disse à Lusa que o presidente Malam Bacai Sanhá recebeu “convite de vários países e instituições” para visitas, que deverá iniciar “muito brevemente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário