Maputo, Moçambique, 17 setembro 2009 - O Moza Banco, instituição financeira com capitais de Macau a operar em Moçambique desde Junho do ano passado, espera obter lucros de dois milhões de dólares em 1009, indica um comunicado da instituição.
O comunicado, assinala , no entanto, que este resultado só poderá ser alcançado “se se mantiverem as condições do mercado financeiro, se o actual nível de provisões não se alterar e se os accionistas apoiarem na angariação de novos clientes e negócios. "
Entre Dezembro de 2008 e Fevereiro deste ano, o Moza Banco obteve lucros de 700 mil dólares, mas devido às despesas provenientes da entrada em funcionamento de novos projectos, o exercício económico de 2008 registou um prejuízo operacional de cerca de um milhão de dólares.
Para fazer face ao plano de expansão de 2009, o banco está a analisar a possibilidade de aumentar o capital para 20 milhões de dólares.
O Moza Banco quando abriu no Maputo tinha um capital de 10 milhões de dólares, mas em Dezembro de 2008 aumento-o para 15 milhões.
O banco tem como principais accionistas a Moçambique Capitais (51 por cento do capital) , uma holding liderada por Prakash Ratilal – presidente do Moza Banco -, e a Geocapital, do magnata de Macau Stanley Ho, em parceria com o empresário Jorge Ferro Ribeiro, com 49 por cento.
A Moçambique Capitais detém também 51 por cento da Moza Capital, uma instituição financeira cuja sede será inaugurada hoje na presença do governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.(macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário