Maputo, Moçambique, 21 setembro 2009 - O presidente do conselho de administração da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) considerou ser importante avançar com a construção do porto de Dobela, na província do Maputo de modo a criar condições de para que o Botswana exporte a sua produção de carvão mineral estimado em 40 milhões de toneladas por ano.
Rui Fonseca disse que mesmo expandindo o porto do Maputo para a sua capacidade máxima de 25 milhões de toneladas não haveria possibilidade de dar resposta às necessidades de manuseamento dos volumes previstos nem de navios de grande porte.
Na opinião do gestor "trata-se de uma excelente oportuniadde de aumentar os negócios da CFM".
O projecto do porto oceânico de Dobela, localizado a 70 quilómetros do Maputo, foi decidido pelo governo moçambicano em 1999 na perspectiva de se tornar o grande porto da região da África Austral e numa zona económica especial.
O projecto do porto de Dobela, avaliado em 515 milhões de dólares pretende ainda servir o sector da indústria petroquímica que pretende instalar-se longo da costa moçambicana.
O CFM possui 40 por cento da empresa cabendo os restantes 60 por cento ao Porto Dobela Developments com capitais estrangeiros. (macauhub)
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