sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Moçambique/Passam hoje 45 anos do início da luta armada


Guerrilheiros da FRELIMO durante a luta armada. Foto: Noticias

Assinala-se hoje, em todo o país, o 45º aniversário do desencadeamento da Luta Armada de Libertação Nacional. A data coincide com mais um aniversário da criação das Forças Populares de Libertação de Moçambique (FPLM), hoje Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

25 setembro 2009/Notícias

As celebrações que hoje atingem o seu ponto mais alto com a deposição de coroas de flores nos monumentos erguidos em memoria dos heróis nacionais tiveram o seu início no passado dia 10 de Setembro, num acto orientado pelo Chefe de Estado-Maior General das FADM, Paulino Macarringue.

Segundo este oficial superior, as FADM têm a missão de assegurar de forma permanente a manutenção dos desígnios da paz, de modo a contribuírem para o crescimento social e económico do país, missão que só será possível cumprir se se mantiver a coragem e bravura que sempre caracterizou o Exército moçambicano.

Na ocasião referiu ainda que a celebração desta data constitui um marco incontornável para os moçambicanos, pois reflecte o sentido de determinação do povo na procura da liberdade e da paz.

A ser celebrada sob o lema “Fazer dos 45 anos da criação das Forças Armadas, neste ano de Eduardo Mondlane, uma fonte de inspiração para o prosseguimento da capacitação das FADM” a data vai servir, igualmente, para exaltar a figura do arquitecto da unidade nacional, que inspirado pelo espírito libertador abriu caminho para a construção da moçambicanidade.

“É essa determinação que nos obriga a nós como FADM, a encararmos essa data como momento de reflexão sobre o que fizemos, o que fazemos e que desafios temos para o futuro”, disse Paulino Macaringue, acrescentando que é com base nessa perspectiva que as Forças Armadas têm sabido levar a efeito as suas obrigações quer no plano interno, quer no externo.

Com relação à missão das FADM, Paulino Macaringue explicou que internamente estão a ser desenvolvidas actividades de formação e adestramento visando aprimorar os efectivos como pretensão indispensável para a defesa da pátria e da integridade territorial.

No plano externo e como forma de satisfazer os compromissos internacionais, as FADM encontram-se a participar em diversas missões de apoio à paz como observadores militares.

O programa das comemorações do 25 de Setembro terá como ponto mais alto a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Heróis Moçambicanos, em Chai, província de Cabo Delgado, cerimónia a ter lugar esta manhã.

Refira-se que foi nesta localidade da província de Cabo Delgado que o ex-ministro da Defesa Nacional, Alberto Chipande, deu o primeiro tiro que deu iniciou à luta de libertação nacional a 25 de Setembro de 1964.

Nenhum comentário: