Cidade da Praia, 13 setembro 2009 (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde deixou neste domingo a Cidade da Praia para uma viagem que o levará sucessivamente a França, Espanha, Portugal, Estados Unidos e Venezuela, disse à Agência Lusa o próprio José Brito.
O chefe da diplomacia de Cabo Verde indicou que, em Paris, vai participar de seminário internacional sobre o futuro da emigração, bem como ter alguns encontros com responsáveis franceses, para analisar as relações bilaterais, e ainda com representantes da diáspora cabo-verdiana.
Em Madri, terá um encontro com o seu homólogo da Espanha, com o intuito de analisar os programas da “muito ativa” cooperação espanhola, que vão das áreas das infra-estruturas às pescas, passando pela segurança nas águas territoriais cabo-verdianas.
José Brito seguirá, depois, para Lisboa, em trânsito para os Estados Unidos, mas onde está previsto um encontro informal com Luís Amado, chefe da diplomacia portuguesa.
Nos Estados Unidos, José Brito desloca-se primeiro a Washington, onde se reunirá com a secretária de Estado norte-americana, “para dar seguimento” à visita que Hillary Clinton fez em meados de agosto, principalmente aos assuntos tratados entre ambos, que não especificou.
De Washington, José Brito seguirá depois para Boston, onde reside a maior comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos, para encontros com responsáveis da diáspora, viajando depois para Nova York, onde assistirá à Assembleia Geral das Nações Unidas, já integrado na comitiva do primeiro-ministro José Maria Neves.
José Maria Neves, aliás, terá, no dia 22 deste mês, um encontro com o presidente norte-americano, Barack Obama, no quadro de um encontro com cerca de uma dezena de outros líderes africanos, ao nível de chefes de estado e de Governo, para discutir e perspectivas as relações entre os Estados Unidos e África.
Ainda em Nova York, José Brito disse à Lusa que terá também encontros com a direção do Millennium Challenge Corporation (MCC), a quem os responsáveis cabo-verdianos pelo programa Millennium Challenge Account (MCA) solicitaram recentemente um novo envelope financeiro de 10 milhões de euros para a conclusão dos projetos em curso no arquipélago.
Após os Estados Unidos, José Brito, em substituição do Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, viajará para Caracas, onde ocorrerá a cúpula de Chefes de Estado e de Governo sobre as relações entre a América do Sul e África, aproveitando a estada na capital venezuelana para encontros oficiais com outros chefes da diplomacia das duas regiões.
Segundo chanceler cabo-verdiano, o seu retorno à Cidade da Praia está previsto para o dia 28 deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário