quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Brasil/Contra perseguição a Lula, intelectuais e juristas criam observatório

1 novembro 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

Diante do estado de exceção que avança por meio de ações do Judiciário, em particular na ações contra o ex-presidente Lula, um grupo de cerca de 90 pessoas, formado por intelectuais, juristas, cientistas e políticos de vários estados do Brasil, criaram o um Observatório para acompanhar os processos que correm contra o ex-presidente.

A primeira reunião aconteceu nesta segunda-feira (31), em São Paulo, e contou com a participação do escritor Fernando Morais, o diplomata Paulo Sergio Pinheiro, o ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, os juristas Antônio Celso Bandeira de Mello, Fábio Konder Comparato, o ex-chanceler Celso Amorim, o ex-presidente do PSB Roberto Amaral, os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Roberto Requião (PMDB-PR) e Gleisi Hoffmann (PT-PR), os ex-ministros Luiz Dulci, Gilberto Carvalho, Patrus Ananias, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), as professoras Marilena Chaui, Maria Victoria Benevides e a cineasta Tata Amaral, além do próprio presidente Lula e de seu advogado Cristiano Zanin.

Um dos organizadores do Observatório, o escritor Fernando Morais disse que a “perseguição a Lula faz parte do golpe” contra a democracia que
levou ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, essa perseguição só terminará quando o ex-presidente não puder mais disputar a eleição presidencial. “Não é nem necessário que prendam o Lula. Basta que o inabilitem para disputar a eleição de 2018”, afirmou. “É o elo dessa corrente que falta para o golpe ficar completo”, acrescentou.

O objetivo é monitorar todas as ações do Ministério Público, do Poder Judiciário e da Polícia Federal contra o ex-presidente Lula. Segundo o professor de Ciência Política da USP, Paulo Sergio Pinheiro o observatório busca “dar um basta à deslegitimação” e ao processo de “desqualificação” do ex-presidente.

“Houve uma banalização dos processos em que Lula é alvo”, afirmou Samuel. “Há uma enorme preocupação em relação ao tratamento que Lula tem recebido. Queremos estar alertas para outras ações”, completou ele, em entrevista ao Valor.

Para o advogado Cristiano Zanin, há uma “perseguição política, sem materialidade” ao ex-presidente. “Estão usando a violência da lei contra Lula. Não podemos tolerar que a Lava Jato não cumpra a lei”, destacou ele, enfatizando que o observatório deve acompanhar o cumprimento do devido processo legal.

Do Portal Vermelho, com informações de agências


Nenhum comentário: