quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Angola e Uruguai/Projecto a "Rota dos Escravos" na agenda cultural do Uruguai

3 novembro 2016, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

O estreitamento dos laços de cooperação no domínio cultural entre Angola e Uruguai foi analisado durante uma audiência concedida pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, ao embaixador Alvaro Gonzalez Otero.

Na ocasião, Alvaro Gonzalez Otero destacou a necessidade da interactividade cultural entre os dois países, o reforço dos laços comuns, refazendo o percurso através de um projecto de pesquisa documental sobre a “Rota de Escravos” e
outras acções no domínio da cultura.

O diplomata realçou que a cooperação cultural pode incidir em diversas vertentes, bem como a troca de experiência na área musical, com destaque para o folclore, destacando o grupo “Afro-Uruguaios-Candombe”, e também na dança e pintura.

Alvaro Gonzalez Otero enfatizou igualmente a cooperação científica com a “Brigada de Uruguaios”, cujo objectivo consiste na recolha dos registos do “Resgate da memória anónima dos Heróis de Angola e Uruguai”, como forma de consolidar a cultura da paz entre os dois países e enaltecer o espírito de irmandade dos uruguaios com o povo angolano.

O diplomata uruguaio sublinhou que é necessário encarar a cultura como porta de entrada para outros domínios de cooperação e desenvolver os vínculos bilaterais, com principal incidência na defesa e preservação dos direitos humanos.

Na ocasião, Carolina Cerqueira manifestou a disponibilidade do Ministério da Cultura em estreitar as relações de cooperação através do intercâmbio cultural e formação de quadros.
Carolina Cerqueira agradeceu a contribuição do Uruguai no processo de reconstrução nacional em todos os domínios.

Nenhum comentário: