Maputo, Moçambique, 13 julho 2009 - O sector das estradas em Moçambique beneficiou de investimentos no montante de mil milhões de dólares no quinquénio 2005-2009 com recursos disponibilizados através do Fundo de Estradas, afirmou o ministro das Obras Públicas e Habitação.
De acordo com a agência noticiosa moçambicana AIM, durante aquele período foram asfaltados mais de 2500 quilómetros de estradas tendo o ministro afirmado que, por exemplo, a transitabilidade da Estrada Nacional Número Um (EN1) melhorou substancialmente, devido às intervenções realizadas nalguns troços.
Na EN1 falta reconstruir os troços Jardim-Benfica, na cidade de Maputo, cujo início está previsto para o corrente mês, Massinga-Nhachengue, em Inhambane e a estrada Xai-Xai-Chissibuca (em Gaza e Inhambane, respectivamente), cuja primeira pedra foi lançada a 29 de Abril último.
“Hoje, contrariamente aos últimos anos, a transitabilidade da EN1 melhorou substancialmente, graças aos trabalhos de reconstrução que realizámos em vários troços, alguns dos quais ainda estão em curso. A conclusão das obras vai certamente trazer um grande desenvolvimento económico às regiões onde estão a ocorrer e, nalguns casos, constitui um incentivo ao desenvolvimento do turismo em Moçambique” defendeu.
De acordo com dados da Administração Nacional de Estradas (ANE), durante o período realizaram-se 22 intervenções em igual número de troços distribuídas em 12 estradas nacionais, numa extensão de 2.019 quilómetros, incluindo 608 quilómetros da EN1.
A rede nacional de estradas de Moçambique é de cerca de 30 mil quilómetros, dos quais menos de 10 mil quilómetros são asfaltadas. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário