quinta-feira, 3 de junho de 2010

Portugal foi o maior investidor estrangeiro em Moçambique de Janeiro a Abril

Maputo, Moçambique, 3 junho 2010 - Portugal foi o maior investidor directo estrangeiro em Moçambique no período de Janeiro a Abril de 2010, com 10 projectos orçamentados em 42 milhões de dólares, indicam dados do Centro de Promoção de Investimentos (CPI).

De acordo com o diário O País, a África do Sul foi, em Abril, o maior investidor com sete projectos aprovados e avaliados em 12 milhões de dólares, tendo Portugal ficado em quarto lugar, depois da China e da Índia.

O jornal acrescenta que nos últimos quatro anos a África do Sul foi por três vezes consecutivas o maior investidor estrangeiro em Moçambique tendo a Noruega em 2009, com projectos avaliados em 742 milhões de dólares, sido o maior investidor.

Os dados do CPI indicam terem sido aprovados 21 projectos de investimento privado em Abril avaliados em 40,4 milhões de dólares, 20,2 milhões dos quais de investidores estrangeiros.

Os sectores de agricultura, agro-indústria e turismo foram os que de Janeiro a Abril mais apetite suscitaram junto dos investidores tendo em Abril os sectores da agricultura e turismo absorvido 41 por cento dos investimentos aprovados pelo CPI.

A cidade e província de Maputo foram os que receberam maior volume de investimentos aprovados, em Abril, com cerca de 60 por cento dos 40,4 milhões dólares em investimentos, depois de no primeiro trimestre ter sido a província de Cabo Delgado a captar maior volume de investimentos.

Por seu turno, a província de Niassa, que não recebeu nenhum investimento nos primeiros três meses de 2010, acabou captando, em Abril último, um projecto de investimento, avaliado em 11,2 milhões de dólares, o que corresponde a 13 por cento do investimento global aprovado. (macauhub)

Nenhum comentário: