O produto Interno Bruto (PIB) cresceu 9,5 porcento durante o primeiro trimestre de 2010 quando comparado com igual período do ano passado, segundo estimativas preliminares baseados nos preços constantes de 2003, medidos como soma dos valores acrescentados não ajustados à sazonalidade de todos os ramos mais os impostos líquidos de subsídios.
18 junho de 2010/Notícias
No IV trimestre de 2009, o PIB havia crescido 7,0 porcento, que representa uma aceleração da economia no I Trimestre de 2010, na ordem dos 2,5 pontos percentuais. Contudo, quando comparado ao trimestre anterior, o PIB a preços constantes de 2003 ajustado à sazonalidade, indica um crescimento na actividade económica no trimestre em análise na ordem dos 3,1 porcento.
O desempenho da actividade económica no primeiro trimestre de 2010 é atribuído em primeiro lugar ao sector primário que cresceu 10,8 porcento, impulsionado pela agricultura com um crescimento de 11,9 porcento comparativamente ao trimestre homólogo do ano anterior e 6,2 porcento em relação ao trimestre anterior.
Entre os sectores que compõem o PIB, a agricultura com um peso de 26 porcento, é o sector que mais contribuiu na economia no I Trimestre 2009 (Gráfico 1.4). No IV Trimestre, este sector havia contribuído com 14,2 porcento o que representa um aumento na participação do mesmo no I Trimestre em 11.8 pontos percentuais. A agricultura com uma participação no PIB na ordem dos 26 porcento, é o sector que mais contribuiu no trimestre em análise.
Seguem-se os sectores da Indústria transformadora e os Serviços de Comércio e Reparação, ambos com uma contribuição para o PIB na ordem dos 12 porcento, os Serviços de transportes e comunicações com 10 porcento, os serviços de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas com uma participação de 7 porcento. Os demais sectores tiveram um desempenho de 33 porcento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário