Macau, China, 23 junho 2010 - Empresários chineses e dos países de língua portuguesa reúnem-se hoje em Lisboa, Portugal, para discutir oportunidades de negócio e investimento, numa altura em que o comércio entre a China e os países da CPLP quase duplicou no último ano.
No XVI Encontro para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que decorre até quinta-feira na capital portuguesa, participam empresários de China, Macau, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
O encontro enquadra-se no protocolo de cooperação entre os organismos de promoção comercial/câmaras de comércio, assinado em Macau em 2003, e acontece num altura em que o comércio entre a China e os países do bloco lusófono aumentou 91 por cento até Abril para 25 089 milhões de dólares face a igual período de 2009, segundo os últimos dados oficiais, divulgados no início de Junho.
Os participantes do encontro, promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), representam os sectores automóvel, farmacêutico, turismo, energias renováveis, florestas, indústria portuária, industrial e logística dos países envolvidos no encontro.
Na abertura do encontro participam o ministro da Economia de Portugal, Vieira da Silva, o presidente da AICEP, Basílio Horta, o vice-presidente do Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China, Zhang Wei, e o secretário geral do Fórum Macau, Chang Hexi. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário