Praia, Cabo Verde, 7 junho 2010 - A ilha do Sal, em Cabo Verde, vai acolher em Julho próximo a 1ª cimeira Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)/Brasil, onde estarão presentes os chefes de Estado ou de governo dos 16 países envolvidos.
A embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Maria Dulce Barros, confirmou à agência noticiosa portuguesa Lusa a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva na cimeira, marcada para 2 de Julho, regressando no dia seguinte ao Brasil.
A realização da cimeira entre a CEDEAO e o Brasil foi anunciada a 19 de Fevereiro último pelo ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, José Brito, que adiantou então à agência noticiosa portuguesa Lusa que foi Cabo Verde quem propôs a reunião.
Na ocasião, José Brito sublinhou que a ideia da cimeira, com carácter "extraordinário", tinha em vista "homenagear" o presidente brasileiro "pela forma como tem desenvolvido as relações com África, em geral, e com a África Ocidental, em particular" e alargar as bases comerciais entre o Brasil e a América do Sul e os países oeste-africanos.
Além de Cabo Verde, a CEDEAO, criada a 28 de Maio de 1975 (cumpriu recentemente 35 anos), é composta pelo Benin, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário