quarta-feira, 4 de junho de 2008

Venezuela/Luso-descendente candidato a governador do Estado de Vargas pelo PSUV

Caracas, 3 junho 2008 (Lusa) - O luso-descendente e ex-general Jorge Luis Garcia Carneiro representa o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) como candidato à governação do Estado de Vargas, nas próximas eleições regionais, revelou à Agência Lusa fonte daquela organização política.

A 23 de Novembro de 2008, os venezuelanos vão às urnas para elegerem os governadores de 23 Estados e do Distrito Capital, e os presidentes de 334 câmaras municipais, numas eleições que já agitam a sociedade e em que milhares de simpatizantes e opositores do presidente Hugo Chávez se apresentam já como pré-candidatos.

Segundo fonte do PSUV, Jorge Luis Garcia Carneiro obteve 12.716 votos (40,26%) do total de militantes daquele partido, que elegeu, domingo, pela primeira vez, os seus candidatos, em eleições internas em que participaram quase 2,5 milhões de venezuelanos, dos 5.722.017 militantes e cujos resultados definitivos serão divulgados a 5 de Junho.

Nos próximos dias, a direcção do PSUV deverá tomar posição sobre os candidatos, uma vez que nenhum dos concorrentes conseguiu obter, nas eleições internas do partido, mais de 50 por cento dos votos, nem ter um diferença superior a 15 por cento em relação ao candidato mais próximo.

Esta decisão, explicou a fonte, passa por ratificar os candidatos.

Jorge Luis Garcia Carneiro, descendente de imigrantes portugueses, e o ex-ministro venezuelano da Defesa, Raul Isaías Baduel, foram determinantes no regresso do presidente Hugo Chávez ao poder, depois de ter sido afastado temporariamente do poder, em Abril de 2002.

Naquela altura, Garcia Carneiro era comandante da 3ª Divisão de Infantaria.

A 7 de Janeiro de 2004, foi designado, pelo presidente Hugo Chávez, como ministro da Defesa e assumiu as funções de "general chefe das Forças Armadas Venezuelanas" a 19 do mesmo mês, em substituição do general Lucas Rincón Romero, actual embaixador da Venezuela em Lisboa.

Desempenhou ainda as funções de ministro de Participação Popular e Desenvolvimento Social, onde foi responsável pelo programa de apoio social "Missão Negra Hipólita", destinado a prestar assistência a indigentes e a reintegrar toxicodependentes na sociedade.

Nenhum comentário: