domingo, 1 de junho de 2008

Colaboração Portugal-China na África pode começar em 2009

Pequim, 30 maio 2008 (Lusa) - A colaboração da China e de Portugal na África pode começar em 2009, disse à Agência Lusa, em Pequim, o vice-chanceler português, João Gomes Cravinho.

"A colaboração com a China na África vai acontecer através do Fórum Macau [para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Português]", afirmou Cravinho, após a reunião com o ministro-adjunto chinês das Relações Exteriores.

Pequim pediu que Portugal contribua para o programa de trabalhos do fórum, como ponto de partida para avançar a colaboração sino-portuguesa no continente africano, disse o secretário português de Estado.

Cravinho disse ter destacado no encontro a importância de ouvir a opinião dos atores africanos e o apoio internacional para promover a estabilidade na África, como aspectos fundamentais para a segurança dos investimentos no continente africano.

Interesses mútuos
Segundo o secretário de Estado, Portugal encara o investimento chinês na África como um indicador de que o continente africano interessa à China, o que pode impulsionar o entusiasmo dos empresários portugueses.

"Estamos disponíveis para contribuir para que haja um enquadramento conjunto no plano das nossas empresas e existe a possibilidade de avançarmos com projetos concretos, sobretudo na área das infra-estruturas em 2009/2010", afirmou.

No plano econômico, Cravinho disse que existe "abertura de ambos os lados para que as empresas portuguesas passem a ter maior representação na China". O vice-chanceler luso sugeriu que as indústrias ambientais e de energias renováveis podem encontrar boas oportunidades de negócio no mercado chinês.

Ainda segundo Cravinho, Pequim demonstrou interesse pela entrada de empresas farmacêuticas e de logística no país asiático.

Eventos
Durante o encontro, ficou determinado que "2011 vai ser o Ano de Portugal na China", uma proposta que pode estimular a "abertura à cooperação bilateral que existe de ambos os lados".

O presidente chinês, Wu Jintao, aceitou o convite para visitar Portugal, embora ainda sem data marcada.

Segundo Cravinho, durante a discussão "das relações entre Portugal e a China", Pequim se comprometeu com as celebrações dos dez anos da transferência do exercício da soberania em Macau e os 30 anos do restabelecimento das relações diplomáticas bilaterais em 2009.

"Fiquei muito satisfeito porque foi uma reunião muito completa", disse Cravinho, dizendo que o encontro serviu para "passar em revista a área bilateral e o campo do interesse comum internacional".

Nenhum comentário: